Pular para o conteúdo principal

Ednaldo apela ao STF contra nova eleição na CBF: “Intervenção ilegal”


Ednaldo Rodrigues apelou mais uma vez ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar voltar à presidência da CBF.

A informação é da CNN. É a segunda vez, em menos de 24 horas, que o presidente afastado da CBF recorre ao STF para tentar retomar o cargo. Dessa vez, Ednaldo também pede a suspensão da nova eleição da entidade, convocada para o dia 25 de maio.

“EDNALDO RODRIGUES GOMES, qualificado nos autos em epígrafe, vem, por seus advogados, em atenção aos mais novos desdobramentos da intervenção ilegal e ilegítima perpetrada contra a Confederação Brasileira de Futebol, robustecendo, ainda, as razões para a concessão de medida liminar urgente, expor e requerer o que se segue”, começa o documento enviado nesta sexta-feira (16).

Os novos desdobramentos citados por Ednaldo Rodrigues no início do apelo se referem à convocação de novas eleições na CBF. O novo pleito foi marcado para o próximo dia 25 de maio, daqui a nove dias, por Fernando Sarney, interventor determinado pelo TJ-RJ.

O mandatário afastado do cargo pediu com urgência a paralisação do processo eleitoral em curso, já que este vai acontecer três dias antes do julgamento do STF sobre a validade da eleição de 2022.

Ednaldo argumenta que, caso a Suprema Corte reconheça, no dia 28 de maio, a legitimidade da Assembleia Geral da CBF, que o elegeu como presidente em 2022, a nova eleição, marcada por Fernando Sarney, seria imediatamente esvaziada e que isso poderia gerar “consequências institucionais irreparáveis”.

Ednaldo também pede ao STF concessão de medida cautelar para suspenser os efeitos da decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, que o afastou do cargo.

Caso esse pedido não seja acolhido, o presidente afastado da CBF requer que Gilmar Mendes reconheça a ilegalidade da designação de Fernando Sarney como interventor. Ednaldo se baseia no estatuto da CBF, que determina que o interino em caso de afastamento seja o diretor mais idoso, nesse caso, Hélio Menezes.

Esses dois últimos pedidos também foram feitos no documento enviado por Ednaldo na própria quinta-feira (15) à noite e, até o momento, não tiveram resposta.




Entenda o caso

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF na última quinta-feira (15). A 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foi a responsável por publicar a decisão.

O responsável é o desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro, presidente da comissão, que atendeu o pedido do vice-presidente, Fernando Sarney.

O vice-presidente, inclusive, foi nomeado interventor pelo TJ-RJ e deve convocar eleições “o mais rápido possível”.

A decisão do desembargador Gabriel Zefiro parte do princípio de que o Coronel Nunes, intimado para audiência na última segunda-feira (12), não compareceu à sessão sobre a possível falsificação de assinatura em acordo que legitimou a eleição de Ednaldo Rodrigues.

Segundo a decisão, há “robustos indícios” de que o dirigente Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes — que figura como signatário do acordo — não tinha condições cognitivas de assinar o documento.

O laudo médico, somado a uma perícia grafotécnica, levou o TJ-RJ a anular o acordo firmado em janeiro e a determinar o afastamento de Ednaldo.

Com isso, Fernando Sarney foi nomeado interventor provisório da CBF, responsável por convocar novas eleições “o mais rápido possível”. Nesta sexta-feira (16), Sarney convocou as novas eleições para odia 25 de maio.


Via: sidneysilva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp