Pular para o conteúdo principal

Como Ednaldo perdeu apoio 52 dias após ser unânime e dar aumento de 330% a presidentes de federações

 

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi seguido por uma ruptura em apoios que o mandatário detinha. Isso acontece 52 dias após ele ter sido reeleito por unanimidade, com votos de todas as federações estatuais e os 40 clubes de Séries A e B.

Um manifesto assinado por 19 federações, na noite de quinta-feira, pregou pela estabilidade na CBF e criticou a centralização do poder na entidade. A concentração de poderes era uma das acusações feitas à gestão de Ednaldo.

Não há um nome de consenso para a eleição, nem mesmo entre as 19 federações que assinaram o manifesto. Algumas delas ensaiam apoio a Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF) e filho de Zeca Xaud, que comanda a entidade do Estado há 40 anos.

O entendimento das federações é de que o momento é uma possibilidade de mudanças na CBF, ainda que se saiba que isso não é alcançado apenas com o afastamento do então presidente.

O fim do apoio vem após um aumento nos salários dos presidente das federações, conforme revelou a reportagem da revista piauí. Até 2021, antes de Ednaldo assumir, cada chefe das afiliadas da CBF recebiam R$ 50 mil. Hoje, o valor chega a R$ 215 mil, com direito a 16º salário.

Por outro lado, CBF validou junto às federações estaduais uma nova versão do estatuto, em 2024. O documento não foi publicizado, mas gerou repercussões negativas por centralizar decisões em Ednaldo e esvaziar funções das diretorias.

Mais do que isso, conforme disse uma fonte ouvida pelo Estadão, a instabilidade jurídica, após a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) avaliasse o acordo que manteve Ednaldo no cargo, foi “a gota d’água”.

Após o afastamento, Ednaldo Rodrigues tenta anular a decisão. O pedido foi feito por meio do departamento jurídico da CBF, ao mesmo tempo em que a própria entidade convocou novas eleições. Um dia depois, o presidente afastado pediu, com urgência, que o STF paralise o processo eleitoral.

O próprio interventor, Fernando Sarney, pode concorrer, mas é um cenário pouco provável. Ainda se busca entender se Ednaldo Rodrigues poderia participar do pleito.

Outro nome provável é o do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, que já tentou comandar a confederação em outra ocasião.

Ednaldo Rodrigues acredita que quem articulou seu afastamento é Luiz Zveiter, desembargador do Rio e pai de Flavio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Flávio já tentou chegar à presidência da CBF, no primeiro afastamento de Ednaldo, em 2023. A reportagem do Estadão tentou contato com ele, mas não obteve retorno. Há a possibilidade de que ele Flavio Zveiter atue em algum cargo de alto escalão de uma possível gestão de Xaud.

A certeza entre federações é que o candidato seja definido entre os presidentes. Há receio de que um personagem de fora do circuito, como Ronaldo Fenômeno, seria “um estranho no ninho” e mexeria com o status quo.

Os clubes, que têm peso menor na eleição, também inseriram o tema em discussões. A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) realizou uma assembleia nesta sexta-feira e comentou o assunto.

O bloco estuda tomar um posicionamento público, mas, dificilmente, declarará apoio a algum candidato. O que deve ser apontado como vontade do grupo é “alguém que se comprometa com projetos e com a Liga”.

A reportagem do Estadão também conversou com um presidente de clube do outro bloco, a Liga Forte União (LFU). O entendimento é de que a demora de Ednaldo Rodrigues para fechar com um técnico para a seleção o fez perder sustentação como presidente.

Também houve incômodo sobre os vazamentos de valores pagos a presidentes de federações. Há uma avaliação de que a CBF, com Ednaldo, vivia um cenário de “fogo amigo” e que precisa ser apaziguada.

Um aliado de Ednaldo Rodrigues foi procurado pela reportagem do Estadão, mas evitou falar sobre o assunto.

Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp