O republicano Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos pela segunda vez, após as eleições desta terça-feira (5), informou o The Hill, citando projeções.
Segundo a publicação, na última atualização dos resultados da eleição presidencial de 2024, na madrugada desta quarta-feira (6), Trump atingiu os 270 votos eleitorais necessários para vencer no colégio eleitoral, enquanto Harris acumulou 213 votos. Em votos totais, Harris obteve 61.351.640, e Trump, 66.104.053.
Trump foi projetado como vencedor pelo Decision Desk HQ, uma organização estadunidense especializada na coleta e divulgação de resultados eleitorais em tempo real.
"O Decision Desk HQ projeta que o ex-presidente Donald Trump (R) conquistou votos eleitorais suficientes para vencer a Presidência," escreveu o Decision Desk HQ na rede social X.
A Fox News também projetou a vitória de Trump, com o republicano obtendo 277 votos no colégio eleitoral, ultrapassando a barreira dos 270 votos.
O resultado mostra a força eleitoral da extrema-direita em amplas regiões do país,. Trump melhorou seu desempenho em relação a 2020, tanto em áreas rurais quanto em centros urbanos.
Trump chegou ao Dia da Eleição com uma chance de 50-50 de retomar a Casa Branca, uma reviravolta notável desde 6 de janeiro de 2021, quando muitos analistas declararam o fim de sua carreira política. Naquele dia, uma multidão de seus apoiadores invadiu violentamente o Congresso em uma tentativa de reverter os resultados da eleição de 2020.
Segundo pesquisas de boca de urna da Edison, Trump conquistou mais apoio entre hispânicos, tradicionalmente eleitores democratas, e entre famílias de baixa renda que sentiram fortemente o impacto da alta dos preços desde a última eleição presidencial em 2020.
REAÇÕES MUNDIAIS
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, foi um dos primeiros líderes a parabenizar Donald Trump por sua vitória na eleição presidencial dos EUA. Bukele escreveu no X (antigo Twitter): "Parabéns ao Presidente Eleito dos Estados Unidos da América... [Donald Trump]".
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, expressou otimismo em relação à vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA. Em uma publicação nas redes sociais, Orbán afirmou: "A caminho de uma grande vitória". Essa declaração foi feita após projeções de veículos como Decision Desk HQ e The Hill indicarem Trump como vencedor.
Brasil 247
Comentários
Postar um comentário