Pular para o conteúdo principal

Nove cidades do RN tem apenas um candidato a prefeito

 


Nove dos 167 municípios do Rio Grande do Norte possuem apenas um candidato disputando o cargo de prefeito, nas eleições deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O número de municípios potiguares com somente um candidato mais do que dobrou em relação à última eleição municipal, em 2020. Naquele ano, a situação foi registrada em Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias e Viçosa. Desta vez, Frutuoso Gomes e Serrinha dos Pintos repetem a ação, mas a lista de municípios aumentou para nove em 2024: 

Acari

Coronel João Pessoa

Frutuoso Gomes

Lucrécia

Pilões

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

São José do Seridó

Serrinha dos Pintos


Em Acari, o prefeito Fernando Bezerra deve ser reeleito em outubro. Ele é filiado ao Podemos e, na coligação, conta com o apoio do MDB e Federação PSDB/Cidadania. Em 2020, Fernando ganhou a eleição com 3.999 votos (55,99%) contra Gilson da Farmácia, do PT, que recebeu 3.143 votos, equivalente a 44,01%. Entretanto, Gilson morreu em 2021 em decorrência de complicações da Covid-19. Com a ausência do principal adversário de 2020, nenhum outro partido apresentou um nome para enfrentar Fernando. O PT também se desestruturou no município, e neste ano não apresentou nenhum candidato a vereador.

Em Coronel João Pessoa, o caminho está livre para Maria de Fátima Alves da Costa, do União Brasil, que disputa em aliança com o MDB. Ela é mais uma que disputa a reeleição. Há quatro anos, quando era filiada ao PSDB, ganhou com 62,85% dos votos contra Zé Alci (Rede) e Eliano Nogueira (PT). Desta vez, Zé Alci está filiado ao PL e concorre a vereador, e Eliano Nogueira não é candidato.

No município de Frutuoso Gomes, está o candidato a prefeito mais jovem nestas eleições no Rio Grande do Norte. Ismael Juvêncio (MDB) tem 22 anos, é estudante de Direito na UERN e concorre em sua primeira eleição já para o Executivo. A coligação conta, além do MDB, com a Federação PSDB/Cidadania. 

A situação no município de 4.122 habitantes se torna ainda mais curiosa porque em 2020 também houve somente uma candidata, a atual prefeita Janda Jácome(MDB), eleita, claro, com 100% dos votos válidos.

Em Lucrécia, Antônio Walter de Araújo, o Waltinho, já pode dizer que será prefeito pela terceira vez. Ele foi eleito em 2008 e reeleito em 2012, quando estava no PSB. Agora, se prepara para retornar à Prefeitura pelo Progressistas. 

As candidaturas únicas na cidade também não são novidade. Embora a atual prefeita e integrante do grupo de Waltinho, Ceição Nascimento, tenha ganhado a reeleição em 2020 contra o candidato do PCdoB, ela venceu pela primeira vez em 2016 sem enfrentar mais ninguém.

Na cidade de Pilões, o mandato está garantido para Lena de Céu (MDB), que disputa sua primeira eleição apoiada pelo atual chefe do Executivo, Dr. Sabino, da mesma sigla. A coligação é feita entre MDB e PP.

Ludmila Amorim(MDB) vai administrar Rafael Godeiro pela terceira vez. Ela já foi eleita para o cargo em 2004 e 2016 e era o nome do grupo político que comanda a cidade para a disputa de 2020, porém, foi alcançada pela Lei da Ficha Limpa. O registro da candidatura ainda chegou a ser feito, mas Amorim teve que ser substituida por Keké de Dr. Abel Filho, que ganhou. 

Lá, a história é entrelaçada por relações familiares. Ludmila é irmã do presidente da Câmara de Vereadores de Mossoró e atual candidato a prefeito de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), que também já foi prefeito de Almino Afonso. Os dois, por sua vez, são sobrinhos do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim (PSDB). A atual prefeita Clevilândia Samara de Vasconcelos Belarmino, a Keké, era a esposa de Dr. Abel Filho, que já foi prefeito de Almino Afonso e Rafael Godeiro, e morreu no ano passado vítima de um câncer. Abel FIlho era irmão de Dr. Bernardo e, consequentemente, também tio de Ludmila e Lawrence.

Em Riacho da Cruz, o mandato está garantido para o experiente Marcos Aurélio (PP), que concorre à reeleição, e também já esteve na Prefeitura entre 2005 e 2012. A coligação é feita junto com o PL. Quando disputou em 2020, Marcos Aurélio concorreu contra a chapa do MDB e venceu por 74,53% a 25,47%.

No caso de São José do SeridóJackson Dantas (MDB) vai para a quinta eleição para o mesmo cargo. Ele é o atual prefeito e já comandou a cidade entre 2009 e 2016. A única derrota, portanto, foi em 2004, quando concorreu e perdeu para João Lázaro.

O último município do Rio Grande do Norte com somente um candidato à Prefeitura é Serrinha dos Pintos, em que disputa Rosânia Teixeira, filiada ao União Brasil, que já foi prefeita entre 2013 e 2020.

A eleição de 2020, aliás, também teve somente uma candidata: Bárbara Teixeira, que ganhou como uma das mais jovens do Brasil naquele ano, com 21 anos à época.


Via: portalfatosdorn

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp