Pular para o conteúdo principal

Bolsa Família: 1.381 famílias de Natal têm benefício bloqueado em outubro

 


No mês de outubro, 1.381 famílias em Natal tiveram seus benefícios do Programa Bolsa Família bloqueados, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) repassados ao AGORA RN através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Anualmente, o MDS publica listas de famílias beneficiárias do programa que precisam passar por uma revisão cadastral.

O Município do Natal conduz uma busca ativa dessas famílias para garantir a atualização dos dados cadastrais.

Neste ano, o foco da revisão recaiu sobre as famílias cujas informações não foram atualizadas desde os anos de 2018 e 2019.

Conforme a Semtas, um total de 14.094 famílias em Natal está atualmente em processo de revisão cadastral geral, sendo que 3.887 delas são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Das famílias em revisão, 1.381 que não realizaram as devidas atualizações desde 2018 tiveram o benefício bloqueado em outubro. Já para as 2.506 famílias que fizeram a última atualização cadastral em 2019, o prazo para evitar o bloqueio é 16 de dezembro de 2023.

Unidade de Cadastro Único da Ribeira, em Natal. Foto: José Aldenir

A revisão cadastral é uma ação importante para assegurar que o Programa Bolsa Família atinja as famílias que mais necessitam e que as informações cadastrais estejam atualizadas e condizentes com a realidade socioeconômica.

A Prefeitura do Natal enfatiza a necessidade de que os beneficiários do Programa Bolsa Família mantenham suas informações atualizadas para evitar bloqueios e garantir o acesso contínuo a esse suporte financeiro.

O Município está empenhado em realizar a busca ativa e as revisões cadastrais, e já as priorizou no agendamento junto às Unidades de Cadastro Único e CRAS.

Em todo o RN são 514.278 famílias contempladas pelo programa federal de transferência de renda.

A capital Natal é onde mora o maior número: 80,9 mil famílias, que terão um repasse total de R$ 55,1 milhões neste mês. Segundo o MDS, o valor médio do benefício no RN é de R$ 676,27.

Famílias unipessoais

Atualmente, Natal conta com um total de 20.020 famílias unipessoais beneficiárias do Programa Bolsa Família. A Semtas informou que não possui informações sobre famílias unipessoais que tiveram benefícios bloqueados recentemente.

Uma família unipessoal é uma família composta por apenas uma pessoa, ou seja, um indivíduo que vive sozinho e não tem outros membros familiares no mesmo domicílio.

No Brasil, as famílias unipessoais podem ser beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), desde que atendam aos critérios de elegibilidade estabelecidos pelo programa.

AgoraRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi