Pular para o conteúdo principal

Com indefinição sobre 2º biênio, Assembleia Legislativa empossa deputados hoje e elege presidente da Casa

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai empossar, nesta quarta-feira 1º, os 24 deputados estaduais eleitos para a 63ª Legislatura (2023-2026). A solenidade está marcada para 9h, no plenário da Casa. Dos 24 parlamentares que serão empossados, 8 são novatos e 16 foram reeleitos.

O candidato mais votado em 2022, Wendel Lagartixa (PL), foi impedido de ser diplomado e de tomar posse por uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No lugar dele, com a redistribuição das cadeiras, Ubaldo Fernandes (PSDB) foi beneficiado e será empossado para mais um mandato hoje.

Após a posse dos parlamentares, o plenário fará a eleição para definir a Mesa Diretora do primeiro biênio (2023/2024). O atual presidente, Ezequiel Ferreira (PSDB), é franco favorito para ser reeleito e deve ter o apoio unânime da Casa.

O regimento permite que, no mesmo dia, já seja escolhida a Mesa Diretora do segundo biênio (2025-2026). Na Assembleia, contudo, até o fechamento desta edição, não havia consenso sobre se haveria o pleito ou não.

Três candidatos tentam viabilizar seu nome para a disputa do segundo biênio: Kleber Rodrigues (PSDB) e George Soares (PV), pela bancada governista, e Tomba Farias (PSDB), pela oposição. Nos bastidores, deputados estavam céticos até ontem, porém, sobre haver disputa. Há uma tentativa de construir consenso em torno de um nome para presidir a Casa.
Veja a lista dos deputados:

NOVATOS:

Adjuto Dias (MDB)
Divaneide (PT)
Dr. Keginaldo Jacome (PSDB)
Ivanilson Oliveira (União Brasil)
Luiz Eduardo (SD)
Neilton Diógenes (PL)
Taveira Jr. (União Brasil)


REELEITOS:

Coronel Azevedo (PL)
Cristiane Dantas (SD)
Dr. Bernardo (PSDB)
Eudiane Macedo (PV)
Ezequiel Ferreira (PSDB)
Francisco do PT
Galeno Torquato (PSDB)
George Soares (PV)
Gustavo Carvalho (PSDB)
Hermano Morais (PV)
Isolda Dantas (PT)
José Dias (PSDB)
Kleber Rodrigues (PSDB)
Nelter Queiroz (PSDB)
Terezinha Maia (PL)
Tomba Farias (PSDB)
Ubaldo Fernandes (PSDB)

Via: 98fmnatal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi