Pular para o conteúdo principal

União libera bancada para votar no Senado; líder do PT diz que nenhum candidato levará 100% de votos de cada partido

 

Reprodução

Às vésperas da eleição para a presidência do Senado, marcada para quarta-feira (1º), senadores continuam em tratativas para angariar votos para os três nomes da disputa: Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Pode-CE).

O líder do União, Davi Alcolumbre (AP), cabo eleitoral do atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco , afirmou nesta segunda-feira (30) que vai "respeitar" membros da bancada que votarem no principal adversário do mineiro, Rogério Marinho.

Dessa forma, o União será independente na eleição, sem tomar oficialmente uma posição favorável a determinado candidato. Ainda assim, para Alcolumbre, Pacheco tem a maior parte dos votos do partido.

Apesar de Pacheco concentrar votos das maiores bancadas, Marinho vem recebendo apoio público de alguns parlamentares nos últimos dias. O senador eleito Alan Rick (AC), do União, já declarou publicamente que votará em Marinho.

O novo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), reconheceu nesta segunda que nenhum candidato "vai levar 100% [de votos] de cada partido". "Cada partido não dá ordem unida aos seus. Tem um cara que pode ter sido mal atendido numa demanda pelo Pacheco", exemplificou o petista.

Segundo Jaques Wagner, Pacheco tem "equilíbrio" diante de um "momento de tensão dentro da sociedade brasileira, com polarização". Ele citou os atentados de 8 de janeiro.

A bancada do presidente do Senado, do PSD, não divulgou apoio a Pacheco. Há resistência de alguns senadores devido à influência exercida por Alcolumbre na gestão Pacheco.

Os parlamentares acham que o partido, que é a maior bancada com 14 congressistas, deveria ter mais espaço nos cargos da Mesa e das comissões.

Questionado sobre esse tema, Jaques Wagner pontuou que Pacheco "não pode terceirizar" o trabalho a Alcolumbre. "Também acho que não pode terceirizar. Eleitor é eleitor, ele tem que pedir voto. Se pudesse, devia mandar um queijinho mineiro para cada eleitor dele com goiabada cascão. Quem não gosta de ser bem tratado?", disse.

O PL de Marinho, hoje com 13 senadores, formou um bloco com PP (6) e Republicanos (4), somando 23 votos. Após reunião da bancada na semana passada, todos os parlamentares do PP fecharam apoio a Rogério Marinho.

Do outro lado, deve ser formado um bloco entre PSD (14), MDB (10) e União Brasil (10).

Marinho está dizendo, nos bastidores, a aliados que conseguirá de três a quatro votos de cada partido desse bloco – PSD, MDB e União.

Fora do bloco de apoio, ao menos quatro senadores declararam apoio público a Marinho: Alan Rick (União-AC), Ivete da Silveira (MDB-SC), Dr. Samuel Araújo (PSD-RO) e Izalci Lucas (PSDB-DF).

O terceiro candidato da disputa é Eduardo Girão. Ele afirmou nesta segunda que vai manter a candidatura, mas em um eventual segundo turno, apoiará Marinho.

Veja como está a divisão dos partidos:

Declararam apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG):

PSD: 14 senadores
MDB: 10 senadores
PT: 9 senadores
PDT: 3 senadores
PSB: 2 senadores
Cidadania: 1 senador
Rede: 1 senador

Declararam apoio ao senador Rogério Marinho (PL-RN):

PL: 13 senadores;
PP: 6 senadores;
Republicanos: 4 senadores.

Não se posicionaram:
União Brasil: 10 senadores;
Podemos: 5 senadores;
PSDB: 3 senadores.




Com informações de G1
Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp