Pular para o conteúdo principal

Sobre o que cantam as principais estrelas do forró do RN?

Analisamos as letras mais buscadas de três artistas nascidos no Rio Grande do Norte. Xand Avião, Raí Saia Rodada e Dorgival Dantas têm sucessos recheadas de sentimentos e ousadias.



As festas de São João estão batendo na porta… Muitos estão ansiosos para a volta dos shows. O Mossoró Cidade Junina e o São João de Assu tem uma programação recheadas de forró. Entre eles estão três cantores nascidos no Rio Grande do Norte que são sucesso em qualquer festa junina: Xand Avião, Raí Saia Rodada e Dorgival Dantas.

O TCM Notícia então resolveu fazer uma análise sobre os maiores sucessos destes três ícones do forró de estilos tão diferentes. Analisamos as 30 músicas cantadas por eles mais buscadas no maior portal de letras de música do Brasil (letras.mus.br). A ideia é saber sobre o que eles cantam através das palavras que mais aparecem nestas 90 canções. Este foi o resultado:


A Flourish data visualization

Ninguém imaginaria diferente: a palavra mais usada nas músicas dos três artistas é ‘amor’ – foi usada 107 vezes nas letras. A segunda que mais aparece é ‘a gente’ que reforça que as músicas tratam de relacionamento. Depois vem ‘faz’, ‘senta’ e ‘aqui’ – mostrando um novo perfil nas músicas dos forrozeiros: a ousadia. O Top 10 ainda traz: ‘coração’, ‘ser’, ‘quer’, ‘ver’ e ‘saudade’.

O cantor Xand Avião nasceu José Alexandre da Silva Filho na cidade de Itaú(RN). Ele ficou conhecido como cantor da banda Aviões do Forró – e quando isso aconteceu ainda morava em Apodi (RN). Depois de alguns anos na banda, seguiu carreira solo.

O potiguar já atingiu o topo das músicas mais tocadas do Brasil algumas vezes. Os sucessos se acumulam: ‘Não pode se apaixonar’, ‘Superação digital’, ‘Casal raiz’ entre outros.

Sucesso absoluto em 2021 – cantor da música mais executada em todas as regiões do país durante semanas – Raí Saia Rodada nasceu em Umarizal (RN) e quando foi escolhido para entrar no Saia Rodada foi para Caraúbas (RN) – sede da banda.

Raí conquistou o Brasil com a música ‘Tapão na raba’. O sucesso começou nas redes sociais e ganhou as rádios. Atualmente ele tem a música ‘cheiro do mato’ na regravação da novela ‘Pantanal’.

E o precursor dos sucessos nacionais nasceu e mora em Olho D’agua do Borges (RN). Dorgival Dantas demorou a fazer sucesso como cantor – antes fez sucesso como compositor.

Mas certamente ser nordestino e não ter ouvido e dançado uma música de Dorgival é tarefa difícil. ‘Destá’, ‘Colo de menina’, ‘Eu não vou mais chorar’…

Agora que você já relembrou o que vai ouvir nos shows deste ano, é bom anotar na agenda as datas e preparar o coração.




Via 
TCM Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi