Pular para o conteúdo principal

Ministros de Bolsonaro sobrevoam regiões afetadas pelas chuvas na Bahia

 

Subiu para 470 mil o número de pessoas afetadas no Estado; 100 municípios decretaram situação de emergência

Centro de Canoagem na cidade de Ubaitaba atingido pela enchente | Foto: divulgação/Prefeitura de Ubaitaba


Uma equipe do governo federal vai sobrevoar as regiões afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia nos últimos dias.

Os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e João Roma (Cidadania) fazem parte da equipe.

O sobrevoo vai começar às 9h40, em Ilhéus, onde foi montada uma base de apoio para as operações de ajuda ao Estado.

Está prevista uma entrevista em que serão anunciadas medidas do governo federal para auxiliar os municípios atingidos.

A União repassou R$ 20 milhões para ajudar as cidades destruídas pela força das águas na Bahia.

Segundo o ministro João Roma, que está na região, equipes da Defesa Civil, da Assistência Social e da Saúde atuam nas áreas atingidas.


470 mil afetados

Subiu para 470 mil o número de pessoas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia.

Em todo o Estado, já são cerca de 31 mil desabrigados e mais de 30 mil desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e divulgados na tarde de segunda-feira 27 pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil.

O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência. Ainda segundo o governo do Estado, foram registrados 358 feridos. 20 pessoas morreram.

Ações do Estado

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou na noite de ontem novas ações que complementam as medidas já adotadas para dar assistência às vítimas das chuvas no Estado.

Entre as providências está um auxílio financeiro para as famílias atingidas. O benefício vai ser executado dentro do programa Estado Solidário, iniciativa que contempla medidas executadas para apoiar a população durante a pandemia de covid-19 desde março deste ano. O valor a ser repassado ainda será definido e divulgado.

Também foi anunciada a extensão da Tarifa Social paga à Empresa de Águas e Saneamento da Bahia para todos os municípios que decretaram situação de emergência.

Já a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia se comprometeu a doar mais de mil geladeiras, além das 500 já oferecidas anteriormente.

Além disso, segundo o governo, começam a ser entregues ainda nesta semana as geladeiras adquiridas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado.



Fonte: Revista Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi