Pular para o conteúdo principal

Município de Olho D’água do Borges desenvolve ações junto aos pequenos agricultores visando aumentar o volume de contratação do Agroamigo


O agente de Desenvolvimento do Município de Olho d`Água do Borges, junto com o Agente de Credito do Agroamigo no município, vão desenvolver um trabalho de mobilização junto aos pequenos produtores rurais no sentido de aumentar o volume de contrações do credito no município. O Agroamigo é o Programa de financiamento Rural do Banco do Nordeste que visa melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar do Nordeste.

O credito tem como objetivo impulsionar a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos(as) agricultores(as) familiares e a redução de desigualdades, apoiando as atividades agropecuárias.

Para acessar o crédito é preciso que o agricultor possua a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar emitida pela EMATER, e em seguida procurar o agente do agroamico, que atende um dia por semana no município, tanto nas comunidades rurais, como também no sindicato dos trabalhadores e Secretária Municipal de Agricultura, que funciona na sede da Prefeitura Municipal de Olho d`Água do Borges. Qualquer duvidas, procure o Agente de Desenvolvimento, Gilberto Dias, para maiores esclarecimentos.

O financiamento para os produtores com DAP B vai até R$ 5.000,00, com abatimento de 40%, e dois anos para pagar. O financiamento pode ser feito para investimentos como, construção de cercas, cacimbão, poços, aquisição de animais e outros fins.

O Município de Olho D’água do Borges tem 795 agricultores(as) cadastrados na DAP B, desses, 555, estão inativos. Só 240 agricultores estão com suas DAP ativas. É importante que essas pessoas procurem atualizar suas DAPs, tendo em vista, que é um documento importantíssimo para os agricultores. Sem ele, você fica impedido de fazer financiamentos em bancos, comprar milho na CONAB, entre outras implicações.

Para fazer nova DAP ou regularizar as inativas, os produtores devem procurar Cleise, Técnica da Emater local, que está atendendo na Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, no horário das 8:00 às 12:00hs, portando os seguintes documentos:

CPF e RG
Titulo de Eleitor;
Doc. Da terra (Escritura, Contrato de Parceria, comodite, se for o caso);
Cadastro Ambiental;
Ficha Sanitária dos animais;
Certidão de casamento (Se for o casado civilmente);
Comprovante de residência;
NIS
CINS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi