Pular para o conteúdo principal

Programa Mais Luz para a Amazônia deve atender 70 mil famílias na região


Ribeirinhos, indígenas e quilombolas devem ser beneficiados pelo programa Mais Luz para a Amazônia, lançado pelo governo federal.

O objetivo é levar energia limpa e renovável a famílias que vivem em áreas remotas da Amazônia Legal, ou seja, afastadas dos centros urbanos, em regiões de difícil acesso.

O decreto que cria o programa foi publicado esta semana no Diário Oficial da União.

São prioridades para atendimento, as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único ou em programas sociais do governo federal, estadual ou municipal.

O programa também vai priorizar assentamentos rurais, comunidades indígenas, territórios quilombolas, famílias que moram em unidades de conservação e comunidades localizadas em reservas extrativistas ou impactadas diretamente por empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica, cuja responsabilidade não seja do próprio concessionário.

Escolas e postos de saúde também estão entre as prioridades de atendimento.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, cerca de 70 mil famílias devem ser atendidas pelo programa Mais Luz para a Amazônia.

Segundo o decreto, as ações terão recursos de agentes do setor elétrico, da Conta de Desenvolvimento Energético, que é um fundo setorial criado para custear políticas públicas, e de outras fontes a serem regulamentadas pelo Ministério de Minas e Energia.

Os prazos do programa serão definidos pelo Ministério, de acordo com as metas de universalização estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Mas, segundo o decreto, o programa vai vigorar até 31 de dezembro de 2022, com possibilidade de ser prorrogado até que seja concluída a universalização do acesso à energia elétrica nas regiões remotas da Amazônia Legal.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi