Pular para o conteúdo principal

Potiguar Ítalo Ferreira vence Gabriel Medina em final épica em Pipeline e é campeão mundial de surfe

No Havaí, potiguar de 25 anos conquista o título pela primeira vez, evita tri de Gabriel e se torna o terceiro brasileiro a levantar o caneco na elite do surfe mundial

Foto: Divulgação/WSL

A espera chegou ao fim de forma épica. Na briga pelo título mundial de 2019, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina foram ao limite. E, na decisão da etapa derradeira do circuito, foi o potiguar quem levou a melhor para entrar para a história. Em Pipeline, Ítalo bateu Medina na grande final para conquistar seu primeiro título mundial aos 25 anos. Ao levantar o troféu no Havaí, cravou seu nome no rol de campeões e barrou o rival no sonho do tricampeonato.



Ítalo Ferreira campeão mundial Pipe — Foto: Divulgação/WSL


Ítalo entra para o seleto grupo dos campeões mundiais, que também já conta com o próprio Medina (2014 e 2018) e Adriano de Souza, o Mineirinho (2015). O potiguar foi eleito "o estreante do ano" na temporada de 2015 e por muito pouco não esteve na briga pelo título mundial daquela temporada - foi o sétimo ao final da disputa. Desde então, se manteve na elite e se firmou como um dos grandes nomes do surfe mundial.

- É o meu sonho, o sonho de toda a minha vida! Eu dediquei toda a minha vida para chegar neste momento. Meu tio e a minha avó morreram recentemente e eu dedico a eles. Eu não posso acreditar! - disse o potiguar.

A briga pelo título se estendeu ao limite. Depois de sete dias de espera por boas ondas, Ítalo e Medina enfileiraram os rivais até a final em Pipeline. Foi Ítalo Ferreira quem abriu a bateria decisiva - e da melhor forma possível. Com um belo tubo, o potiguar cravou 7.83 e jogou toda a pressão para o lado rival. E não quis esperar pela resposta: logo na sequência, emendou mais um tubo, fez 6.17 e deixou Medina em combinação. Em busca da reação, o bicampeão garantiu a primeira boa nota da mesma forma, com um tubo, marcando 7.77.

Medina melhorou seu somatório com um 5.17, insuficiente para tomar a frente. Mas Ítalo ampliou a diferença com um 7.73, obrigando que o rival conseguisse um 7.80 para conseguir a virada a pouco mais de cinco minutos do fim. Medina tentou, mas não conseguiu. O título já estava nas mãos de um novo campeão.


Ítalo Ferreira campeão mundial Pipe — Foto: Divulgação/WSL


O caminho até a final

Na primeira bateria do dia, Ítalo Ferreira foi cirúrgico para passar das oitavas. Ele completou apenas duas ondas, e foi o suficiente para somar 11.84 pontos e derrotar o calouro Crisanto (4.23). Foram dois tubos para a esquerda. No primeiro, ele somou 5.17 e no segundo obteve 6.67. Nada espetacular, mas, por conta do momento regular do mar de Pipe, foi um trabalho respeitável.

Vitória polêmica de Medina nas oitavas

Gabriel Medina havia seguido na briga com uma vitória polêmica sobre Caio Ibelli. Faltando poucos segundos para o fim da bateria, o também paulista precisava de 5.67 para virar e tinha a prioridade na escolha de onda, mas Gabriel Medina também dropou, cometeu interferência, o tempo acabou e ele ganhou a bateria, pois a punição é deixar de somar a segunda melhor onda! Mesmo assim, Gabriel avançou às quartas com o placar de 4.23 a 1.13.

- Eu sabia que uma interferência iria me dar a vitória. Eu não sei (se Caio faria o resultado na última onda). Mas eu apenas tenho que jogar o jogo. Na minha cabeça, eu sabia o que fazer. É como eu falei, está na regra - comentou Medina.

Nas quartas de final, Ítalo venceu o compatriota Yago Dora logo na primeira bateria. Medina, por sua vez, levou a melhor no duelo de bicampeões com John John Florence. Na última disputa antes da decisão, Ítalo garantiu sua vaga ao bater Kelly Slater, enquanto Medina derrubou o também americano Griffin Colapinto.

Kelly Slater é campeão da Tríplice Coroa

Aos 47 anos, Kelly Slater conquistou a Tríplice Coroa Havaiana (soma dos resultados das duas últimas etapas do QS e do Pipe Masters) e anunciou que vai seguir na ativa em 2020! Dono de 11 títulos mundiais, o americano fechou a temporada em nono do ranking.

Confira os confrontos das oitavas em Pipeline:

1- Ítalo Ferreira (BRA) 11.84 x Peterson Crisanto (BRA) 8.04
2- Yago Dora (BRA) 7.50 x Julian Wilson (AUS) 6.27
3 - Ricardo Christie (NZL) 4.23 x Jack Freestone (AUS) 5.00
4 - Seth Moniz (HAV) 6.20 x Kelly Slater (EUA) 7.33
5 - Gabriel Medina (BRA) 4.23 x Caio Ibelli (BRA) 1.13
6 - John John Florence (HAV) 5.66 x Soli Bailey (AUS) 3.90
7 - Jessé Mendes (BRA) 8.50 x Griffin Colapinto (EUA) 10.67
8 - Michel Bourez (FRA) 13.43 x Kolohe Andino (EUA) 9.50

Confira os confrontos das quartas:

1 - Ítalo Ferreira (BRA) 15.66 x Yago Dora (BRA) 13.50
2 - Jack Freestone (AUS) 9.26 x Kelly Slater (EUA) 12.94
3 - Gabriel Medina (BRA) 17.63 x John John Florence (HAV) 12.33
4 - Griffin Colapinto (EUA) x Michel Bourez (FRA)

Confira os confrontos da semi:

1 - Ítalo Ferreira (BRA) 14.77 x 2.57 Kelly Slater (EUA)
2 - Gabriel Medina (BRA) 13.00 x 7.10 Griffin Colapinto (EUA)

Confira o resultado da grande final:

1 - Ítalo Ferreira 15,56 x 12,94 Gabriel Medina


Fonte: globo esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi