Pular para o conteúdo principal

Com apoio da FEMURN, FIERN e Prefeituras firmam parceria para o desenvolvimento econômico dos municípios


A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte - FIERN apresentou na manhã desta quinta-feira, dia 07 de agosto, o fórum 'O Mais RN e o Desenvolvimento Municipal'. Com apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN, o evento reuniu gestores municipais, entre prefeitos e secretários de desenvolvimento e administração de diversos municípios do RN que receberam da FIERN, a proposta para uma nova fase de pactuação entre o Sistema Indústria e as prefeituras, contribuindo com o desenvolvimento econômico dos municípios potiguares.

O presidente da FEMURN e Prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo (Naldinho), falou da importância do fórum e do projeto apresentado pela FIERN: “O projeto vem somar no tocante ao desenvolvimento dos municípios. Precisamos que ocorra, efetivamente, a interiorização da indústria e do turismo, por exemplo, levando os investimentos para o interior do Estado também. É preciso que a gente pare de olhar só para a área metropolitana de Natal, e leve os olhares dos investidores também para o interior do nosso Estado”, afirmou.

Ainda segundo o Presidente, a parceria da FIERN com a FEMURN e com outros órgãos do segmento público e empresarial contribui com o desenvolvimento das gestões municipais, especialmente do interior do Estado: “O Mais RN é exatamente o estudo de todo o RN, e nós que fazemos da FEMURN, nos somamos a FIERN e aos parceiros deste projeto, e apoiamos este trabalho para que possamos ter, efetivamente, a interiorização da indústria para todo nosso Estado potiguar”, disse.

Segundo o Presidente da FIERN, Amaro Sales, a contribuição dos municípios, dentro de suas potencialidades, trará grande ajuda à economia e desenvolvimento do Estado, garantindo especialmente novos empregos e avanços em diversas áreas sociais: “O MAIS RN é um plano, uma ferramenta de planejamento para o Estado e para os municípios potiguares. O pacto é uma ideia que não podemos abandonar. Com a energia dos municípios, a ajuda da Femurn e Fecam, levaremos adiante o pacto pelo RN. Porque sem cooperação não haverá superação”, considera.
Presente no evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado elogiou o fórum e elencou resultados que podem surgir dessa parceria do Mais RN: “A presença dos municípios é o caminho para o crescimento econômico do estado e do país. Os municípios precisam ser chamados às decisões do país. O MAIS RN é um documento que joga luz de como alcançar esse crescimento”, afirmou. Jaime citou ações da SEDEC para fomentar a economia do estado, como a instalação de câmaras setoriais, além do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte, o Proedi.

Para José Bezerra Marinho, consultor da FIERN, é importante que os prefeitos e secretários que atuam na área de desenvolvimento econômico contem com o portal do Mais RN como um instrumento que foi desenvolvido para concentrar as informações econômicas, ambientais, sociais e infraestrutura, além dos diferenciais, que possam ajudar os investidores que possam ser atraídos aos municípios do RN: “A FIERN consolida o Mais RN como um Plano de Desenvolvimento também com informações vivas, atualizadas sobre os municípios uteis, prontas para uso, alimentadas por todas a prefeituras e funcionando como uma grande mesa de reunião digital permanente”, disse.

Durante o encontro, houve a apresentação do Portal criado pela TI da FIERN que será o link de todas as trocas de informações e servirá como uma vitrine para os municípios se mostrarem aos potenciais investidores. Coube ao assessor técnico Pedro Albuquerque apresentar as orientações para os prefeitos e secretários municipais sobre como eles poderão interagir e acessar a plataforma do portal do Mais RN.

Segundo Pedro Albuquerque, ao alimentar a plataforma com esses dados, os gestores vão permitir a implantação do Mais RN em polos regionais e nos municípios. Com isso, haverá o mapeamento de vocações, oportunidades e ações regionalizadas. Além disso, estarão organizadas informações econômicas estratégicas em nível municipal a fim de subsidiar investidores locais, regionais, nacionais e internacionais. Os dados vão formar também um banco de informações diretamente atualizados pelas prefeituras e um ambiente de diálogo da FIERN com os municípios.

Fórum

O Fórum “O MAIS RN e o desenvolvimento municipal” que reuniu prefeitos, secretários, assessores de Prefeituras, além de vereadores de todo o estado. Também participaram do Fórum, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato; os diretores primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz; primeiro secretário, Heyder Dantas; diretor Alberto Serejo; o presidente do Sindleite, Dalton Cunha; o superintendente do Sebrae, Zeca Melo; o presidente da Associação Comercial, Itamar Manso, e o representante do IFRN, professor Belchior de Oliveira.

Mais RN

O evento demonstrou o interesse da FIERN em se aproximar, mapear as potencialidades, pensar soluções para os gargalos enfrentados nas municipalidades e, em última instância, desenvolver projetos e ações que promovam a atração de novos investimentos (impulsionar empregos e renda). O MAIS RN é o grande diagnóstico que buscou pensar o RN no horizonte de 20 anos (um verdadeiro Plano de Desenvolvimento de longo prazo) - http://www.maisrn.org.br/ e que precisa entrar em harmonia com as demandas locais.


Com informações da assessoria de comunicação da FIERN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi