Pular para o conteúdo principal

Parabéns Olho d`Água do Borges Pelos seus 55 anos de Emancipação Politica

O município de Olho d'Água do Borges comemora hoje 55 anos de Emancipação Politica. Com uma área territorial de 141,2 km², o nosso município está situado a 165 metros de altitude, e conta com uma população de 4.295 habitantes de acordo com o último censo do IBGE,e uma densidade demográfica de 30,4 habitantes por km².



O município está localizado na micro região de Umarizal, distante 324 Km da capital, Natal. Limita-se ao norte com o município de Caraúbas; ao sul, com o município de Rafael Godeiro, ao leste, com o município de Patu e a oeste com o município de Umarizal.



Logo após as Capitanias hereditárias, as nossas terras foram divididas e distribuídas em porções as quais se chamavam datas, e a cada data era dada o nome de acordo com um marco que nela se destacasse.

No século XVIII tomou posse em uma data de terra no Riacho da Pedra Branca um cidadão Português cujo nome era Joaquim Borges da Siqueira, o qual organizou uma fazenda no centro da data que tomara posse. A fazenda em virtude de ter sido encravada nas proximidades de um olho d'água, lugar onde sempre teve água permanente, recebeu o nome de Fazenda Olho D'água; mas nas datas vizinhas também havia outros Olhos d'Água, então o povo organizou e cognominou esta fazenda que pertencia a data da Pedra Branca; de Fazenda Olho d'Água do Borges, em virtude da mesma pertencer a Joaquim Borges da Siqueira, a fim de que se tornasse mais fácil sua identificação.

O Sr. Joaquim Borges, se desfez da Fazenda, vendendo-a ao tenente João Francisco Lopes, e seu irmão Joaquim Manoel de Barros, no fim de 1.700 e foi embora para Fortaleza-CE.

Os herdeiros dos respectivos proprietários, com a ajuda de outros moradores vizinhos, sentiram a necessidade de professar sua religião, procuraram imediatamente construir uma capela a qual deram como Padroeira N. S. da Conceição, ainda hoje existente numa nova igreja edificada pelos moradores subsequentes.

A localidade foi elevada a categoria de Vila, criada pela lei estadual nº 603, de 31/10/1938, com a denominação de Olho D’Água do Borges, ficando subordinada ao município de Patu. No ano de 1953 a vila de Almino Afonso foi desmembrada do município de Patu e elevada a categoria de cidade, dai então, a vila de Olho d'Água do Borges, ficou sobre o domínio daquele município e pertencendo a mesma comarca e paróquia de Patu. 

Em 17 de dezembro de 1963, Olho d'Água do Borges, foi elevada a categoria de cidade pela Lei Estadual nº 2.998, assinada pelo então governador do Rio Grande do Norte, Aluízio Alves, ficando ainda pertencendo à comarca e paróquia de Patu. Em 1971, foi transferido para a comarca de Umarizal. O feriado municipal de 17 de dezembro foi instituído pela Lei Orgânica Municipal Promulgada em 01/04/1990. 

Parabéns a nossa querida Olho d’Água do Borges e aos seus munícipes pelos 55 anos de emancipação política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi