Pular para o conteúdo principal

Partidos de Styvenson e Zenaide correm risco de extinção


Embora haja possibilidade de mudança, já que candidaturas com questionamento judicial ainda não tiveram os votos computados, 14 dos 35 partidos existentes não superaram a chamada cláusula de barreira. De acordo com a lei, as siglas que ficarem de fora desse mecanismo, perdem direito ao Fundo Partidário, à propaganda no rádio e na TV, além do funcionamento legislativo.

Esses direitos são considerados instrumentos essenciais à existência dos partidos. A cláusula de barreira foi aprovada pelo congresso com o objetivo de reduzir a grande pulverização partidária do país. O mecanismo estabelece como piso de desempenho, na atual eleição, a obtenção de pelo menos 1,5% dos votos válidos nacionais ou a eleição de, no mínimo, nove deputados federais em pelo menos nove das 27 unidades da Federação.

Um dos partidos que não conseguiu o desempenho mínimo é o PC do B, tradicional partido da esquerda brasileira e aliado histórico do PT. A sigla tem Manuela D’Ávila como vice do petista candidato à Presidência da República, Fernando Haddad. No Rio Grande Do Norte, a composição se repete com Antenor Roberto sendo vice da candidata ao Governo do Estado, Fátima Bezerra.

O PC do B ‘bateu na trave’ ao eleger nove deputados federais, mas em apenas sete estados. Os votos válidos nacionais da sigla somaram 1,35%. Quem também ficou abaixo do desempenho mínimo exigido foi a Rede. O partido conseguiu apenas uma vaga na Câmara Federal e só 0,83% dos votos válidos.

A cláusula de barreira permite aos políticos eleitos por essas siglas trocarem de legendas sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

No RN, o capitão da PM Styvenson Valentim se elegeu pela Rede. Ao longo da campanha, o partido que teve Freitas Júnior como candidato a governador, ameaçou expulsar o policial por ele se recusar a seguir as orientações partidárias.

A outra vaga do RN no Senado foi conquistada por Zenaide Maia, que é do PHS, mais um partido que não cumpriu a cláusula. O PTC do deputado federal eleito Benes Leocádio também não teve desempenho mínimo.

Os outros 10 partidos que não cumpriram a cláusula foram: PRTB (que teve Heró Bezerra como candidato ao Governo), Patriota, PRP, PMN, PPL, DC, PMB, PCB, PCO e PSTU (que disputou a eleição para o Governo do RN com Dário Barbosa).
Portal No Ar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi