Pular para o conteúdo principal

Sucralose: você sabia que ela não é digerida pelo seu organismo?

Oi, amores! Tudo bem com vocês?


Gosto muito de falar sobre assuntos que envolvem a alimentação porque somos, literalmente, o que comemos, não é? Desde que comecei o meu processo de reeducação, sempre fico atenta ao que é mais saudável, não apenas para mim, mas também para minha família.

Sempre gostei muito de doces e ouvia falar de pessoas que substituíam o açúcar por adoçantes. Foi aí que surgiu minha dúvida na reeducação alimentar: qual deveria utilizar? Um dos que ouvia era a sucralose. Para saber mais sobre ele, conversei com a nutricionista desportiva e funcional Camila Oliveira, que apresentou várias curiosidades sobre este adoçante.

Camila explica, primeiramente, que a sucralose é um adoçante artificial. Portanto, não apresenta nenhum benefício ao nosso organismo. “Muitas pessoas me perguntam sobre a sucralose e dizem que já ouviram falar bem dela, porém sempre alerto meus pacientes que a sucralose nada mais é do que um adoçante artificial e que não é digerido pelo nosso corpo”, explica.

Além disso, a nutricionista explica que a sucralose contém átomos de cloro, que podem prejudicar a função da nossa tireoide. “Ainda não existem estudos específicos sobre esse caso ligado à sucralose, porém como nutricionista funcional, sempre me atento à saúde como um todo e, por ter estes átomos de cloro, a sucralose pode sim desregular a função da tireoide e, consequentemente, de todo o nosso corpo”, comenta.

Camila alerta para outro problema que a sucralose pode causar: a disbiose intestinal. “A disbiose intestinal é o desequilíbrio da nossa flora intestinal que pode causar efeitos como constipação, gases, deficiência na absorção de vitaminas, entre outros. Além da disbiose, a sucralose pode causar intolerância à glicose pelo aumento da permeabilidade intestinal, devido a esse desequilíbrio”, explica. 

Mas, caso você não consiga ficar sem adoçantes, a nutricionista indica alguns, de origem natural, que podem te auxiliar. “Sempre digo que as substituições são válidas e, para os amantes de doce e que optam por adoçantes, sempre indico vários, de origem natural, que são melhor absorvidos pelo nosso corpo. Entre eles, estão o xilitol, stévia, sorbitol e frutose”, finaliza.

Simone Mendes via g1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi