Pular para o conteúdo principal

ARTIGO: DANÇA DAS CADEIRAS NA POLÍTICA BRASILEIRA!

DANÇA DAS CADEIRAS
NA POLÍTICA BRASILEIRA!

Por Tina Moraes - 29 de julho de 2017


A Dança das Cadeiras na Política Brasileira!
Como sabemos, no cenário político tudo pode acontecer, e quando digo tudo, é tudo mesmo. Antes da votação do parecer que poderá comprometer o mandato do Presidente e, indiretamente de alguns dos seus aliados de plantão caso a denúncia siga para o STF, alguns partidos começaram a fazer a dança das cadeiras, ou seja, o troca-troca de deputados (ação totalmente legal segundo o próprio regimento) para que pudessem compor a tropa defensiva na CCJ com o objetivo de garantir uma sobrevida ao Chefe do Executivo. E deu certo. Temer conseguiu mais um pouco de fôlego nessa briga política, cuja maior prejudicada é a sociedade.


Mas qual o papel da CCJ (Comissão De Constituição E Justiça) na denúncia contra Temer?
Dentre as várias comissões existentes na Câmara dos Deputados, a de maior destaque e importância, sem dúvida é a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Tendo em vista sua função obrigatória de tratar sobre a admissibilidade e apreciação das matérias antes da deliberação no Plenário, conforme dispõe o art. 53 do seu regimento interno. Ou seja, antes que a matéria vá para votação no Plenário da Câmara, ela deve passar por uma primeira análise em que serão examinados pela Comissão dentre outros aspectos a constitucionalidade e a legalidade da matéria proposta. Caso a proposição venha a ser declarada inconstitucional, não seguirá para votação em Plenário.

CCJ x Relatório 1
No último dia 13, o deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) teve a árdua missão de apresentar parecer do relatório que constava denúncia de suposta corrupção passiva (caso do deputado da “mala milionária” e o empresário do grupo JBS) contra o Presidente da República, o qual seria votado pela CCJ, para autorizar ou não o STF (Supremo Tribunal federal) julgar a suposta denúncia. Zveiter foi favorável ao seguimento da proposição, porém, ele se esqueceu de combinar isso com seus colegas parlamentares, sendo seu parecer rejeitado por 40 votos a 25 (e 1 abstenção).

CCJ x Relatório 2
Com a derrota de Zveiter, foi nomeado um novo relator, o aliado do Sr. Presidente da República, o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que foi contrário em seu parecer, ao seguimento da denúncia contra Michel Temer. Dessa vez, a votação contou com 41 contra a continuidade e 24 votos a favor da autorização de continuar com a denúncia.

E agora, qual o próximo passo depois da votação na CCJ?
Depois de aprovado pela CCJ, o parecer deverá ser lido no plenário da Câmara e colocado em votação que deverá ocorrer no próximo dia 2 de agosto, onde para derrubar essa polêmica decisão, serão necessários no mínimo, o voto de 342 deputados que representam dois terços dos 542 deputados. Caso a decisão de não autorizar o seguimento da denúncia seja mantida, o pedido será arquivado na Câmara. Contudo, o processo na justiça ficará suspenso até o término do mandato presidencial, quando poderá ser analisado novamente.

O que diz a Constituição Federal sobre os crimes cometidos pelo Presidente da República
De acordo com a Constituição Federal de 1988, quando o Presidente da República é acusado de crime comum (que não esteja ligado ao exercício da função) como no caso de Michel Temer, caberá a Câmara dos Deputados autorizar abertura do processo para que o STF possa julgá-lo. Diferentemente do caso da ex-presidente Dilma, que teve seu mandato cassado por cometer crime de responsabilidade (ligado a função). Na ocasião, houve a necessidade de autorização de abertura do processo de impeachment pela Câmara dos Deputados. Entretanto, coube ao Senado Federal julgar e processar Dilma em sessão presidida pelo então Presidente da Suprema Corte, Ricardo Lewandowsky.

Já vimos isso antes!

Todos os dias ao vermos o noticiário político nacional, temos aquela velha e boa sensação de já termos visto ou passado por aquilo em algum momento de nossas vidas. Seria um “vale a pena ver de novo”? Ou apenas um Déjà Vu?
Pelos atuais acontecimentos na política brasileira, sou capaz de apostar numa terceira vertente: a perpetuação do poder! Isso mesmo meu caro leitor. Tendo em vista a maneira como está sendo conduzida a “política tupiniquim”, se configura claramente o continuísmo de uma prática há muito enraizado no famigerado Estado Brasileiro de Direito: O poder, pelo poder! E viva a dança das cadeiras!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp