Pular para o conteúdo principal

Ao invés de cortar 700 comissionados, assembleia cria 347 novos cargos em comissão. Entenda a “pedalada” da ALRN


Após anunciar em plenário o corte de 700 CARGOS COMISSIONADOS, o Presidente da Assembleia Legislativa do RN levou a proposta aos demais Deputados, que, aprovada por unanimidade, resultou na Resolução nº 003/2016, publicada no Diário Oficial nº 13.633, no dia 04 de março.

O art. 1º da citada Resolução determina a extinção de 345 CARGOS EM COMISSÃO de Agente Legislativo 1, Agente Legislativo 2 e Agente Legislativo 3, do Quadro Geral de Pessoal da Assembleia Legislativa.
Já o seu art. 2º determina a extinção de 979 FUNÇÕES de Atividade de Nível Básico, de Nível Médio e de Nível Superior.

Ato seguinte, por força do que determina o art. 3º da Resolução em apreço, os CARGOS EM COMISSÃO e FUNÇÕES extintos foram “transformados” em 632 NOVOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO, discriminados no anexo da Resolução, a saber: 240 cargos de Assessor de Gabinete Legislativo, 192 cargos de Auxiliar de Gabinete Legislativo e 200 cargos de Assessor Administrativo.

Para anunciar que teria cumprido com o corte de 700 cargos comissionados, a ALRN somou os números de CARGOS COMISSIONADOS e de FUNÇÕES GRATIFICADAS extintos pelos arts. 1º e 2º da Resolução 003/2016, totalizando 1324 cortes, e deduziu do referido montante os 632 NOVOS CARGOS COMISSIONADOS criados pelo art. 3º da referida Resolução, chegando assim ao quantitativo de 692 cortes. 

Vamos entender melhor a “pedalada” dada pela ALRN:
Primeiramente, o seu Presidente anunciou o corte de 700 CARGOS COMISSIONADOS (!!!).

A proposta levada a todos os Deputados foi aprovada por unanimidade, contudo, após a publicação da Resolução nº 003/2016, constata-se, pela leitura de seu art. 1º, que a ALRN está procedendo com o corte de APENAS 345 CARGOS COMISSIONADOS, menos da metade do quantitativo anunciado.

Para chegar, então, ao corte de 700 cargos comissionados, a Assembleia utilizou a extinção de 979 FUNÇÕES, as quais não se confundem, em hipótese alguma, com cargos comissionados.

Inclusive, fizemos uma postagem ontem informando que o Ministério Público do estado instaurou procedimento para apurar a inconstitucionalidade relativa à designação de funções para pessoas estranhas ao quadro efetivo da Assembleia (comissionados), quando, por determinação constitucional, as mesmas são de atribuição exclusiva de servidores efetivos.

Dessa forma, alegando a redução de despesas decorrente da extinção dos CARGOS COMISSIONADOS e das FUNÇÕES especificadas nos arts. 1º e 2º da Resolução nº 003/2016, a ALRN promove a sua “transformação” em 692 NOVOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO.
Vamos fazer as contas, RN?

692 NOVOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO – 345 CARGOS COMISSIONADOS EXTINTOS = 347 CARGOS COMISSIONADOS NOVOS.

A Assembleia não só deixou de proceder com o corte de 700 cargos comissionados anunciado, como criou 347 novos cargos dessa natureza.

Agravando a situação, percebe-se que, para viabilizar a criação dos novos cargos comissionados, a ALRN extinguiu funções gratificadas, justamente quando a forma de provimento dessas funções está sendo investigada pelo Ministério Público do RN.

Isso é sério?! É seríssimo, minha gente! Não se deixem enganar!

Se você não sabia, agora sabe! Curta, compartilhe e ajude a manter a população do RN informada.

Focoelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp