Pular para o conteúdo principal

GARIBALDI HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE DJALMA MARANHÃO EM SESSÃO DO SENADO

Exibindo 22442423203_2a00a14bf9_o.jpg


“Djalma morreu, mas seu legado continua vivo nos corações e mentes que conheceram seu trabalho”. A observação foi feita pelo senador Garibaldi Filho durante sessão especial do Senado em homenagem ao centenário de nascimento de Djalma Maranhão. Deputado estadual, prefeito de Natal, deputado federal e líder da resistência em todos os momentos em que a democracia brasileira se viu atacada, o político potiguar nasceu no dia 27 de novembro de 1915, em Natal.

No seu primeiro período como prefeito de Natal, Djalma Maranhão modernizou a gestão ao introduzir o Cadastro Fiscal da Prefeitura e o Código Tributário Municipal, além de regularizar o pagamento dos impostos sobre a atividade industrial e laboral, que naquela época eram arrecadados pelos municípios. “Com austeridade fiscal e zelo pelo erário, ele saneou as contas da prefeitura e pôde canalizar recursos para investimentos prioritários em educação e cultura”, comentou Garibaldi Filho.

Na segunda vez que exerceu o cargo de prefeito, Djalma Maranhão estabeleceu uma política educacional que se tornou conhecida em todo o país. Sua campanha “De pé no Chão também se aprende a ler” foi reconhecida por educadores como Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, que elogiaram sua originalidade e eficácia. Ele também investiu na valorização e preservação da cultura popular, baseada nos estudos dos potiguares Luiz de Câmara Cascudo e Veríssimo de Melo.

“Essa transformação educacional e cultural se baseou nas premissas do método de alfabetização para adultos Paulo Freyre, que foi adotado pelo governador Aluízio Alves com êxito invulgar na cidade de Angicos, em pleno sertão do semiárido, e em populosos bairros de Natal, como Quintas, Rocas e Alecrim”, observou Garibaldi Filho. 

O senador potiguar lembrou que essa “revolução” em prol da educação básica contrastava com a realidade elitista do Rio Grande do Norte à época, em que os filhos de famílias ricas se formavam doutores na recém-inaugurada Universidade do Rio Grande do Norte, hoje Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e os pobres nem sequer tinham pleno direito ao ensino primário.

O sonho de erradicar o analfabetismo em Natal, esteve próximo de se realizar. Foi interrompido pelo golpe de 1964. Djalma foi o último prefeito eleito antes do regime militar. Garibaldi, em 1985, foi o primeiro a vencer uma eleição para a prefeitura de Natal após a volta da democracia. Para ele, a melhor forma de honrar a memória de Djalma Maranhão é não apenas estudar e compreender sua obra, mas retomá-la e reavivar seu esforço de levar a educação às localidades mais remotas do Nordeste e de todo o Brasil.

“Na hora em que, sob qualquer pretexto, nós, cidadãos de bem do século 21, pensarmos em uma infinidade de obstáculos para universalizar a educação no Brasil, pensemos em Djalma. Lembremos que ele fazia tanto com tão pouco, e não reclamava de nada. Na sua gestão como Prefeito, ele não tinha tempo para reclamar: estava ocupado demais com a nobre tarefa de levar educação para quem nem sapato tinha”, finalizou o senador Garibaldi Filho.

Familiares de Djalma Maranhão participaram da sessão especial, entre eles a filha Ana Maria Cavalcanti Maranhão Fagundes e o sobrinho-neto Haroldo Maranhão Bezerra Cabral. Também estiveram presentes os ministros Emmanoel Pereira (Tribunal Superior do Trabalho) e Marcelo Ribeiro Dantas (Superior Tribunal de Justiça), o presidente da Comissão do Centenário de Djalma Maranhão, Roberto Monte; o professor Willington Germano, autor do livro “De pé no chão também se aprende a ler” e Clara Raissa Pinto de Góes, filha do secretário de Educação de Djalma, Moacyr de Góes. Os senadores Fátima Bezerra e José Agripino também se pronunciaram durante a sessão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi