Pular para o conteúdo principal

Zico está próximo de assegurar as cinco indicações à candidatura da Fifa

Zico durante coletiva em Zurique (Foto: MICHELE LIMINA / AFP)
Se Platini se encontra em apuros com a suspensão por 90 dias juntamente com Joseph Blatter e Jérôme Valcke pelo Comitê de Ética, um personagem do futebol vê ainda mais aberta a possibilidade de passar de pré para candidato à presidência da Fifa. Zico mantém sua campanha, principalmente pelas redes sociais, e busca garantir a oficialização da sua vaga ao pleito. Para isso, precisa do apoio de cinco federações, algo que, se antes parecia intangível, agora passa a ser viável. O indicativo é do coordenador da campanha do ex-jogador. Quando perguntado se seria possível obter as indicações, Rafael Oliveira afirmou que "em breve serão dadas boas notícias".


- Eu acredito plenamente que muito em breve teremos boas notícias para todos os fãs do futebol - afirmou Rafael Oliveira em entrevista ao GloboEsporte.com nesta quinta-feira.

Oliveira fez questão de ressaltar ainda a estratégia usada para apresentar ao mundo as propostas de Zico. De acordo com ele, todo o trabalho não está sendo feito para angariar votos dos 209 responsáveis pela eleição da Fifa. O objetivo é que o mundo do futebol se envolva com todo o processo.

Janela aberta com os últimos acontecimentos na Fifa - Ao invés de nós fazermos uma campanha focada nos 209 eleitores, uma eleição de caráter indireto, vamos dizer assim, pois o sentido direto ou indireto não cabe porque eles não são delegados, a gente quer fazer a primeira eleição da Fifa como uma eleição mundial, uma eleição que o mundo do futebol se envolva. A gente espera que isso evidentemente consagre a vitória de Zico, mas, mais do que a vitória, que a gente mude o paradigma dessa eleição. Uma eleição que saia dos gabinetes e vá para as redes pelo afeto das pessoas pelos seus ídolos e pelo afeto das pessoas pelo esporte. Para que elas discutam, construam alternativas para que o esporte seja cada vez maior, mais limpo e mais transparente - afirmou.

Zico tem até o dia 26 de outubro para entregar as cinco cartas que validarão sua candidatura. A eleição está marcada para o dia 26 de fevereiro, em Zurique, na Suíça.

Confira outros trechos da entrevista:

Candidatura em busca de mudanças na Fifa

- O que a gente acredita aqui é que mais do ser agora uma alternativa, o Zico é a alternativa de mudança efetiva do futebol. Com todo respeito à maioria das outras candidaturas, o que se tem em grande parte é uma solução mais do mesmo. Mas, na verdade, a única candidatura que até agora se apresenta como uma pesquisa, uma busca e uma coragem de realmente mudar a Fifa é o Zico. Primeiro sem dúvida pelo caráter, pela história, pela personalidade, por toda a vivência que ele tem no futebol. Mas, mais do que isso, temos que perceber que enquanto não mudarmos o sistema de gestão da Fifa, que hoje é uma caixa preta onde alguns dirigentes de forma totalmente isolada tomam decisões que afetam literalmente a vida de milhões de pessoas no mundo, talvez bilhões, e entender que a gente precisa passar a tomar as decisões com a transparência e a democracia que merece. O futebol é sem dúvida o esporte mais importante do mundo e não pode ser tratado dentro de caixa preta. O esporte tem que ser decidido e acompanhado com a transparência que a rede nos permite. O Zico é o único candidato que está tendo a coragem, a competência e a capacidade de discutir isso com o mundo do futebol.

- O bom de fazer uma campanha para o Zico é que, além da gente ter essa história de vida, essa competência e essa proposta, nós temos uma questão decisiva que é o afeto das pessoas pelo Zico, o respeito das pessoas. O que a gente espera é que a partir de agora, com essa possibilidade aberta pela janela dos acontecimentos, que simplesmente as pessoas falem, reconheçam, comentem e digam o que elas acham do Zico. Se isso acontecer, a gente sabe que o mundo inteiro vai perceber que o Zico não se trata de uma alternativa. O Zico se trata de um caminho, de uma possibilidade concreta cada vez mais consistente.

Criação de núcleos da campanha pelo mundo

- Uma vez que a gente tenha a candidatura dele oficializada, que a gente saia de uma condição de pré-campanha e entre numa condição realmente de campanha, a intenção é que a gente comece a criar núcleos pelo mundo de pessoas que aceitem vestir a camisa do Zico e passem a entender que essa candidatura não é do Zico. É uma candidatura de todos que querem uma Fifa mais transparente e mais democrática. Portanto, que elas se envolvam na campanha nas suas culturas, nas suas regiões, nas suas possibilidades de cada contexto. Que elas façam a campanha reverberar em todos os cantos do mundo, em todos os países que a gente conseguir atingir, ou seja, fazer algo global às pessoas que amam futebol e querem uma Fifa deixando de ser um clube privado e passe a ser uma Fifa de todos do futebol. A candidatura do Zico é a candidatura de todos que querem essa mudança.

Palavra mantida e sequência no Goa

- O Zico tem como característica em sua carreira honrar tudo que ele faz. Ele tem um contrato com o Goa (Índia) que coloca ele em uma agenda de trabalho intensa até o final do ano que ele vai honrar. De certa forma, isso pode parecer um dificultador em função de uma agenda de campanha, mas é apresentar ao mundo uma pessoa que trabalha, uma pessoa que tem seus compromissos, que honra seus compromissos e que não está com a vida dedicada a fazer campanha. Ele está com a vida dedicada ao futebol.

Zico e Rafael Oliveira (Foto: Facebook)




Fonte: GE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp