Pular para o conteúdo principal

BANCADAS NO SENADO DO RN, CE, PB E PE VÃO TENTAR ACELERAR TRANSPOSIÇÃO

Exibindo dilma cabrobo FOTO ROBERTO STUCKER PR.jpeg
Os senadores integrantes das bancadas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco agendarão nos próximos dias uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tentar acelerar o cronograma das obras da transposição do Rio São Francisco em seu Eixo Norte. A estratégia foi definida nesta sexta-feira (21), durante a inauguração da primeira estação de bombeamento de água do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó, no sertão pernambucano. 
“O senador José Pimentel, do Ceará, por ser o líder do Governo no Congresso Nacional, ficou com a incumbência de articular esta reunião. Vamos aproveitar que a Lei Orçamentária deve chegar até o início de setembro para tentar garantir, já no próprio Orçamento de 2016, os recursos necessários para acelerar a obra, que, de acordo com os cálculos do governo, estará finalizada em dezembro do próximo ano”, afirmou o senador Garibaldi Filho. 
Na última quarta-feira (21), o próprio Garibaldi Filho ocupou a tribuna do Plenário do Senado para advertir sobre a necessidade de a obra estar concluída na metade de 2016, sob pena de uma situação de caos se instalar no sertão nordestino. Ele amparou seu alerta em estudos internacionais que apontam grandes chances de o El Niño contribuir para um período chuvoso inferior ao registrado nesse ano, que somente foi suficiente para repor 25% do volume de água dos açudes da região.
Comentando a entrega da estação de bombeamento pela presidente Dilma Rousseff, Garibaldi Filho lembrou que foi necessário muito tempo para a obra sair do papel. “Era um sonho secular, se falava, desde o tempo de Dom Pedro II, que a solução para a seca do Nordeste era a transposição do São Francisco”, registrou. Ele também ressaltou a importância de dois ministros potiguares – Aluízio Alves e Fernando Bezerra – na execução dos trabalhos. “Todos os dois contaram, em sua equipe, com o apoio de profissionais potiguares, fato que é gratificante para o Rio Grande do Norte”.


A obra

A estrutura entregue pela presidente da República transportará a água em um canal por sete quilômetros, até o reservatório de Tucutú, e, depois, percorrerá mais 45,9 quilômetros, até o reservatório Terra Nova. Ambos estão localizados em Cabrobó. O investimento neste trecho foi de R$ 625 milhões. Agora, a transposição conta com 77,8% de suas obras concluídas. O projeto vai garantir segurança hídrica para 12 milhões de pessoas de 390 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A execução do empreendimento gerou 9.980 empregos.
O projeto de integração do São Francisco tem um total de 477 quilômetros de extensão, divididos em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e Leste, com 217. Somente o trecho entregue nesta sexta-feira vai beneficiar mais de 77 mil habitantes que vivem em 23 comunidades indígenas e 12 agrupamentos de quilombolas. Foi assinado um termo de compromisso para estender o benefício das águas para outras 325 comunidades de Pernambuco, Ceará e Paraíba. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi