Pular para o conteúdo principal

A importância do verde para a melhoria da qualidade de vida do povo do semiárido


Para Maria-Luiz Scwarz

José Romero Araújo Cardoso[1]

Marcela Ferreira Lopes[2]

Temperaturas que excedem normalmente os quarenta graus, evaporação intensa e insolação causticante caracterizam o clima do semiárido, cujas peculiaridades incidem diretamente na vegetação, xerófila e adaptada aos rigores mesológicos.
Martius, desesperado com o desafio que o estudo das caatingas impôs, quando de sua classificação botânica no século XIX, definiu-a de Silva Horrida (Selva Horrível), pois as condições ecológicas se mostraram infinitamente diferenciadas da região européia com a qual estava acostumado.
A situação atual do bioma suscita preocupações em razão que o intenso desmatamento vem prejudicando sensivelmente os seres vivos que dependem diretamente do equilíbrio ecológico para melhores condições de existência, incluindo entre esses o gênero humano.
O verde é indispensável para a melhoria da qualidade de vida do povo do semiárido em razão que proporciona bem-estar, conforto e alívio para os rigores climáticos cada dia mais intensos devido à exponencialização da antropização.
Plantar árvores parece que não tem sido observado com grande destaque nos pequenos e médios centros urbanos do semiárido, os quais destacam a ênfase à contínua migração campo-cidade, intensificada sobretudo a partir da década de oitenta do século passado.
A prática cultural de plantar árvores, existente no campo, vem sendo abandonada em função de diversas atividades que consomem tempo e denotam mudanças de comportamento devido a uma nova forma de existência, marcada pelas exigências da vida urbana.
Imprescindível que tanto o público como o privado destaquem iniciativa de plantar árvores, de preferências nativas do semiárido, adaptadas ao meio ambiente natural, as quais constituem verdadeiros milagres da natureza.



[1] José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Professor-Adjunto IV do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografia e Gestão Territorial (UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UERN).
[2] Marcela Ferreira Lopes. Geógrafa-UFCG/CFP. Especialista em Educação de Jovens e Adultos com ênfase em Economia Solidária-UFCG/CCJS. Graduanda em Pedagogia-UFCG/CFP. Membro do grupo de pesquisa (FORPECS) na mesma instituição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp