Pular para o conteúdo principal

Racionamento de energia elétrica poderá ser descartado até março

Exibindo _DSC3460.JPG
Eduardo Braga fez o anúncio em reunião com a bancada do PMDB
 
As regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil não se submeterão a racionamento de energia elétrica. O governo federal deverá anunciar, até o final de março, que o Sudeste e o Centro-Oeste do país também suportarão o período de estiagem sem precisar enfrentar um controle mais rígido na utilização da energia. A garantia foi dada pelo ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, em reunião realizada na tarde desta terça-feira (10) com a bancada de senadores do PMDB.

Segundo o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o ministro alertou os parlamentares sobre a existência de uma guerra de comunicação envolvendo o setor elétrico brasileiro. Eduardo Braga destacou que não são verdadeiras as declarações noticiadas pela imprensa sobre uma suposta falta de planejamento na infraestrutura elétrica do país. Técnicos do Ministério apresentaram aos parlamentares estudos sobre a expansão do sistema elétrico a longo e médio prazo e fizeram uma comparação do sistema existente em 2001 com o atual.

O ministro disse aos senadores que várias medidas foram tomadas para garantir a segurança energética do país. Com relação à prorrogação do horário de verão, Eduardo Braga declarou que o assunto ainda não está definido. “Ele confirmou que se reunirá com a presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (11) e, entre outros temas, a possibilidade da prorrogação do horário de verão será debatida”, afirmou o senador Garibaldi Alves.

Eduardo Braga também antecipou à bancada peemedebista alguns dos projetos que serão lançados por sua Pasta nos próximos meses. Um deles é um programa para a difusão da energia fotovoltaica. Até abril, a Caixa Econômica Federal deverá abrir linha de financiamento para que as famílias possam produzir sua própria eletricidade, através da instalação de placas que captam energia do sol.


Até junho, deverão ser divulgadas as regras para que os proprietários de residência possam ceder em comodato os telhados de suas casas para a produção de energia fotovoltaica. O ministro também falou que outras fontes de geração de energia renovável, como a eólica, serão incentivadas por programas que estão em fase de desenvolvimento no Ministério. 

Foto:Paulo Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem esfaqueia 7 pessoas em hospital e é morto pela polícia no interior de São Paulo

  Homem esfaqueia 7 pessoas em hospital e é morto pela polícia no interior de São Paulo - Foto: Reprodução/EBTV Um homem procurou atendimento médico no Hospital Municipal José Nigro Neto, em Américo Brasiliense (SP) e, depois, esfaqueou a equipe médica e pacientes que estavam no local, na madrugada desta sexta-feira (7). Ao todo, sete pessoas ficaram feridas. Uma mulher de 42 anos chegou a ser feita refém, mas não se feriu. O agressor foi morto pela Polícia Militar. Segundo informado pela PM, o agressor chegou nervoso ao hospital e esfaqueou as pessoas. Horas antes, ele já havia se envolvido em uma confusão numa igreja, segundo policiais. “A princípio, ele é uma pessoa que usa drogas na cidade. Ele causa alguns problemas e veio até o pronto atendimento nervoso. Foram tentar medicar, ele sacou a faca. Provavelmente, [houve] um surto aí da pessoa. Não há nenhuma informação de que seja outra coisa. Não é uma coisa que acontece, é uma coisa que não é comum”, explicou o Major Alan Esteves F

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi