Pular para o conteúdo principal

Ibope dá liderança à chapa PMDB/PSB

O instituto Ibope Inteligência realizou pesquisa sobre intenções de votos entre eleitores potiguares. Os resultados mostram uma vantagem de 15 pontos percentuais para o candidato do PMDB ao Governo, o deputado federal Henrique Eduardo, sobre o principal concorrente (o vice-governador Robinson Faria – PSD) e uma diferença de 10 pontos percentuais para a candidata do PSB ao Senado, Wilma de Faria, em relação a deputada federal Fátima Bezerra, do PT. Além desses resultados, os dois nomes que formam a chapa majoritária da coligação PMDB/PSB e outros 16 partidos, são apontados pelos eleitores ouvidos como os que “tem mais chances” de serem eleitos.

Os resultados sobre as intenções de votos são dos questionários com respostas estimuladas (quando o entrevistado recebe um cartão com os nomes dos candidatos). Para o Governo, Henrique Eduardo tem 36% das intenções de votos; Robinson Faria (PSD), 21%; Simone Dutra (PSTU), 2%; Robério Paulino (Psol), 1%. Araken Farias (PSL) não pontuou e 27% disseram que votarão em branco ou nulo. 11% ainda não decidiram em quem votar para o Governo.


Na disputa pela vaga no Senado Federal, a liderança da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), se baseia em 39% das intenções de votos, contra 29% obtidos pela deputada petista Fátima Bezerra. Roberto Ranconi (PTC) tem 3% e Ana Célia (PSTU), 2%. Os brancos ou nulos somam 20% e os indecisos (não sabe/não respondeu) 8%. Sobre a percepção em relação a “quem tem mais chances de ser eleito”, independente do voto que darão, 45% dos eleitores responderam que esperam por uma vitória de Henrique Eduardo, contra 20% dos que acreditam na eleição de Robinson de Faria. Para o Senado, os resultados são:44% acreditam em uma vitória de Wilma de Faria e 27% na eleição de Fátima Bezerra.

O Ibope Inteligência pesquisou, ainda, as intenções de votos dos potiguares em relação a Presidência da República. A reeleição de Dilma Rousseff (PT) é a opção de 51% dos eleitores. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 10%, seguido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 8%; Pastor Everaldo (PSC), com 3%, e José Maria (PSTU) com 1%. Outos candidatos foram citados, abaixo dos 1%. Brancos e nulos na eleição presidencial somam 19% e os indecisos 7%.

A pesquisa do Ibope Inteligência foi realizada para a rádio 96FM, de Natal. O instituto informou que foram aplicadas 812 entrevistas entre os dias 22 e 25 passados. Os questionários foram distribuídos entre eleitores com idades acima dos 16 anos; formação escolar a partir da 4ª série do ensino fundamental e residentes nas regiões do Agreste, Centro, Leste e Oeste potiguares. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança nos resultados de 95%. O registro do TRE/RN é o de numero 05/2014 e no TSE 0185/2014.

Tribuna do Norte





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi