Pular para o conteúdo principal

Chapa ‘puro sangue’ do PT gera crise com aliados

A aliança PSD, PT e PCdoB para o pleito do Rio Grande do Norte, que lançará Robinson Faria ao Governo e Fátima Bezerra ao Senado, enfrenta uma crise antes mesmo do lançamento da chapa. O foco do problema está na indicação do candidato a primeiro suplente na chapa de Fátima Bezerra.

Alex Régis
Antenor Roberto evita falar em racha político

O PCdoB pleiteava a indicação. No entanto, os dirigentes petistas afirmaram que não teriam como aceitar um filiado de outra legenda porque há resolução do partido afirmando que a chapa de Fátima Bezerra ao Senado será “puro sangue”, ou seja, com a indicação dos dois suplentes do mesmo partido da candidata.

O PT quer a indicação do primeiro suplente para o consultor em energias, Jean-Paul Prates, e a segunda para o empresário Raimundo Glauco, que já foi candidato a deputado estadual em outras eleições.

O presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto, relatou que em reunião com Fátima foi informado sobre a resolução dos petistas definindo as indicações para suplência como sendo exclusivas do próprio PT. 

“Não há inteligência política nisso. Se (o PT) tivesse nome que agregasse política e eleitoralmente poderia ser explicada essa acumulação política do PT”, analisou Antenor Roberto. Ele informou que em reunião na última sexta-feira, sugeriu à pré-candidata ao Senado a indicação de Airene Paiva, tabelião em Parnamirim, filiado ao PCdoB. “Ele (o tabelião) viria a integrar e somar porque faz parte de um segmento presente em todo Estado. A categoria dos tabeliãs é importante e somaria para chapa”, avaliou Antenor, ressaltando que a indicação do seu partido serviria para acumular força “política e eleitoral”.

Antenor Roberto ponderou que a própria deputada tem dificuldades no partido, já que internamente o PT é composto por várias tendências. “Há uma falta de liga política nesse argumento do PT (de fazer indicação para primeiro e segundo suplentes)”, observou o líder do PCdoB, ressaltando que se a chapa ao Senado for integrada apenas por membros do PT “é um elemento menor de acumulação política”.

Assembleia
Antenor Roberto evita falar em racha com a crise ocorrida a partir da indicação do suplente. “Isso não leva à ruptura, mas a questão é saber como o PCdoB vai hipotecar em torno da candidatura de Fátima Bezerra”, analisou.

Ele confirmou que a partir de hoje o partido entra em “assembleia permanente” até a convenção, marcada para o dia 29 deste mês. “A assembleia permanente é para que os companheiros possam entender como é a correlação de forças. O fato é que nosso pessoal não quer ser coadjuvante do PT”, completou.

A crise entre os dois tradicionais aliados já ganhou as redes sociais. Liderança do PCdoB em Mossoró, onde foi candidato a prefeito, Gutemberg Dias postou no seu perfil no Twitter que havia uma grande “insatisfação” dos correligionários do PCdoB com o posicionamento dos petistas. “Muita insatisfação na militância do PCdoB com a história do PT indicar o primeiro suplente de Fátima Bezerra”, escreveu Dias.

Ele foi além: “Consideramos muito o PT, mas tudo tem seus limites. Voto muito tranquilo Fátima Bezerra, mas posso mudar o voto com muita tranqüilidade também”.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou falar com ontem com a deputada federal Fátima Bezerra e com o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva. Mas ambos não atenderam às ligações feitas.


Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

Faleceu hoje (01) o ex-presidente da Câmara de Olho d`Água do Borges José Sérgio de Queiroz

  Nossa cidade está de luto pelo falecimento por morte natural do ex-presidente da Câmara de Olho d`Água do Borges José Sérgio de Queiroz (ZÉ SÉRGIO), onde exerceu 03 (três) mandatos de vereador nos exercícios 2009/2012, 2013/2016 e 2017/2020, sendo que de 2013 a 2016 foi presidente da Câmara de Olho d`Água do Borges/RN. Zé Sérgio foi um homem público representante de uma família gigante em nosso município, comerciante, pai de família e muito querido em nosso município, era irmão do ex-vereador Raimundão (in memoriam), este que também foi presidente da Câmara 1999/2000 e tio do ex-vereador e atual Secretário de Esportes Rubclênio  Queiroz. Deixa esposa Maria José, 02 (dois) filhos, Juniclécio e Junifran  e 03 (três) netos, e, uma lacuna enorme na nossa cidade e na política. O velório está acontecendo em sua residência e o sepultamento será amanhã às 8:00 HS no cemitério local. A prefeita Maria Helena decretou luto Oficial e ponto facultativo para os servidores munici...