Pular para o conteúdo principal

Dilma pede otimismo e destaca ‘beleza da Arena das Dunas’



O estádio Arena das Dunas está oficialmente inaugurado. Com o desenlace da faixa e o primeiro chute na “Brazuca” (nome oficial da bola da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014) ontem, pela presidenta Dilma Rousseff (PT) e pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a estrutura do Rio Grande do Norte passa a ser a sétima entre as 12 sedes do mundial a ter as obras concluídas e as instalações prontas para uso. No entanto, o local ainda não possui o habite-se da Prefeitura e a liberação do Corpo de Bombeiros.

A presidenta chegou ao estádio às 17h55, quase duas horas após o horário inicialmente marcado. Assim que chegou, Dilma conversou com autoridades, ex-jogadores e dirigentes do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa. O bate-papo mais demorado se deu com o ex-jogador potiguar Marinho Chagas, eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974.



Sempre acompanhada da governadora Rosalba Ciarlini, Dilma Rousseff fez uma rápida visita à exposição organizada por artistas plásticos potiguares sobre o tema Copa do Mundo, onde foi presenteada por um quadro de Iaperi Araújo. Houve pouca conversa. A presidenta permaneceu menos de duas horas em Natal, a maior parte dentro do gramado, onde acenou ao ser aplaudida, posou para fotos com trabalhadores das obras do estádio e respondeu a duas perguntas da imprensa. Por pouco não protagonizou um tropeção quando descia as escadas do camarote presencial para a arena.

Sobre o estádio, a presidenta disse ser este “tão bonito quanto Natal”. Ela afirmou também que se sente feliz porque o orçamento para construção da estrutura não ultrapassou a cotação inicial, ao contrário, foi concluído com um preço 3% abaixo do valor previsto. “E um Estado, como o Rio Grande do Norte, com um imenso potencial turístico, o que ajuda”, frisou.

Estádio
A construção da Arena das Dunas custou R$ 423 milhões aos cofres públicos. Cerca de 4,5 mil operários estiveram responsáveis pela estrutura de 42 mil lugares, sendo 32 mil para o pós-Copa, 21 acessos, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, e 29 bares/restaurantes.







Além disso, a Arena das Dunas terá ambulatórios, academias de ginástica, praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, mais de 2 mil vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 m x 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula o movimento das dunas potiguares.A estrutura será vista por mais de 200 países que poderão assistir às partidas entre México e Camarões, no dia 13 de junho, Gana e Estados Unidos (16 de junho), Grécia e Japão (19 de junho) e Uruguai e Itália, no dia 24 de junho, todos válidos pela fase de grupos do Mundial.

Política
A inauguração da Arena das Dunas foi prestigiada. Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves; os ministros Garibaldi Alves (Previdência) e Luis Fernandes (interino, Esportes); do vice-governador Robinson Faria; do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta; do senador Paulo Davim; de toda a bancada de deputados federais; dos ex-jogadores Bebeto e Cafu; e de autoridades do Governo do Estado, Fifa e Confederação Brasileira de Futebol.

Fonte: Tribuna do Norte- fotos Canindé Soares


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi