Pular para o conteúdo principal

Romário classifica Valcke como 'chantagista' e pede respeito ao povo brasileiro

Romário classifica Valcke como 'chantagista' e pede respeito ao povo brasileiro
Ex-jogador Romário, hoje é Deputado Federal 
(Crédito: Ailton de Freitas/Agência O Globo )

Em entrevista exclusiva ao Globo Esportivo, o craque Romário, hoje deputado federal, disparou sua metralhadora giratória contra os gastos abusivos na construção de reforma dos estádios para a Copa de 2014. Palavras do Baixinho: 'O povo brasileiro merece respeito. A copa é um dos maiores roubos da história do Brasil'.

Além disso, Romário também não poupou críticas ao secretáro-geral da FIFA, Jérôme Valcke:

- Jérôme Valcke é chantagista. Tem uma história com empresas de cartão. Ele não tem moral nem dignidade. A Fifa infelizmente montou um estado dentro do nosso estado. Como cidadão e como deputado tenho que falar.

Valcke, Marin e Ricardo Teixeira
Provocado a fazer uma comparação entre Valcke, Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF) e José Maria Marin (atual presidente da CBF), o Baixinho foi taxativo:

- Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Jérôme Valcke são três ladrões, corruptos e sem ética. E vão acabar impunes porque a justiça brasileira é assim mesmo.

Romário aproveitou para apontar Brasil, Alemanha, Espanha e Argentina como favoritas ao título da Copa de 2014, e disse que a entrada de Felipão no comando mudou os rumos da seleção. O mandato dele de deputado vai até o fim do ano que vem, e ele confirmou o desejo de se candidatar à prefeito do Rio nas eleições de 2016. Romário também comemorou a aprovação nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça do projeto de lei que responsabiliza dirigentes de clubes e entidades esportivas por dívidas contraídas durante a sua gestão.

Confira a entrevista completa com o baixinho:
Rádio Globo: Você esta numa frente de batalha e partiu para dentro porque você nunca correu da briga e neste momento qual a grande empreitada do Romário com este cenário de Copa e manifestações?

- Na verdade, o ideal seria o que infelizmente não acontece no nosso país. Aqueles que roubam, que usam indevidamente o dinheiro publico, teriam que ir para a cadeia, esse seria meu sonho maior na política. Mas se tratando de Brasil, isso não vai acontecer. Mas da minha parte tenho obrigação de falar pro povo brasileiro a real situação do que é o gasto público da Copa do Mundo, que é um absurdo, cada dia cresce mais. O Brasil vai deixando de investir em áreas como saúde, essa mobilização dos professores. Na minha opinião a prefeitura já poderia ter feito um acordo que seria bom para prefeitura e alunos. Eu estou há quase três anos na política, tenho visto muitas coisas e sou totalmente contrário a cada ação ruim que a gente acompanha. Cada dia mais me envergonha ser político.

RG: Você conhece o futebol, o lado do torcedor. Conhece o lado pobre e difícil da vida. Você quando junta este raciocínio, você pensa numa atitude ou você lamenta e diz não posso fazer nada?

- A minha obrigação é sempre continuar fazendo a cada dia algumas ações que façam esses políticos corruptos entenderem que o que está acontecendo no país no que se refere aos gastos, como a Copa do Mundo, maior evento depois de 1950, fazer com que esses políticos entendam que o povo merece respeito e não essa sacanagem que está acontecendo com nosso dinheiro, são impostos que nós pagamos. Sempre que eu posso participar de audiência publica, eu procuro fazer com que o povo entenda em que e onde está sendo gasto seu dinheiro e eu tenho consciência que esse recado tem chegado ao povo e uma das atitudes bem positivas são essas manifestações, essas idas à rua e peço para continuarem fazendo isso pelo menos até as eleições do ano que vem, porque os políticos não são merecedores.

RG: A gente está falando da Copa do Mundo, mas hoje a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto de lei que responsabiliza dirigentes por dívidas contraídas durante sua gestão. O que você pensa sobre isso?

- Quero parabenizar pois isso era um dever do parlamento, não um dever de todos. Foi aprovado e eu como um amante eterno do futebol, apaixonado pelo futebol sempre espero que essa lei faça realmente valer o que esta escrito no papel e esses dirigentes comecem a ter responsabilidade, quando for assinado pela nossa presidenta e esses presidentes entendam que clube é para ser gerido como empresa e não para dar prejuízo. Se der prejuízo eles que vão pagar por isso. Fico feliz com essa conquista.

RG: Sobre o movimento de jogadores, o Bom Senso F.C., qual a opinião do Romário?

- Dia 28 vamos fazer uma audiência publica e convidamos alguns jogadores que fazem parte deste grupo, além do presidente da CBF (José Maria Marin), que deve mandar um repesentante já que ele não aparece, e tomara que seja alguém ladrão e corrupto como ele, e alguns órgãos federais que possam ajudar nessa mudança de calendário. Isso para que os jogadores possam ter durante seu ano de futebol boas atuações na parte física, psicológica, técnica e diminuir esse número de jogos do campeonato brasileiro.

RG: Você disse que torce para que as manifestações continuem, vamos passar por uma Copa do Mundo. Voce se posiciona contra a Copa?

- Sou a favor da Copa e sempre fui. Só não posso ser a favor do gasto. Porque posso hoje acompanhar o que é real e o que é de mentira e o que acontece nos gastos da Copa é uma mentira sem tamanho. Tenho que fazer com que o Brasil saiba o que é verdade. Politicamente dentro da casa perco espaço, mas por outro lado não são eles que votam em mim e eu vou sempre falar. No que se refere a gastos a Copa, é um dos maiores roubos da historia do pais e vamos ter problemas depois da Copa.

RG: Romário e Jérôme Valcke. Onde estão as divergências entre vocês?

- São muitas. Primeiro que ele é chantagista, ele ocupa essa posição na Fifa por causa de chantagens la detrás. O histórico dele não é positivo, é negativo por todas as lambanças que ele fez muitos anos e de uma hora para outra apareceu neste cargo da Fifa. Ele não tem moral, dignidade ou capacidade para falar de mim em relação a nada. O que ele queria é que como meus colegas fazem, eu baixasse a cabeça. Eu como cidadão e deputado, tenho por obrigação não deixar as coisas acontecerem como eles querem. Infelizmente, sou sempre voto vencido.

RG: Entre todos os problemas que você está vendo, onde está o maior roubo?

- A parte que mais roubam no Brasil hoje se refere aos estádios, não é possível que em estádios de Brasilia e Rio se gaste R$ 2 bilhões. Isso não pode passar impune. Eu não posso deixar de falar sobre isso. É minha obrigação.

RG: Entre Ricardo Teixeira, Jérôme Valcke e José Maria Marin, qual o pior?

- São três corruptos e ladrões, três caras que não tem nenhuma ética em relação ao dinheiro, que por tudo que fizeram, fazem e continuarão fazendo, vão continuar impunes se tratando da nossa justiça.

RG: O Brasil está no caminho para ganhar a Copa do Mundo ou está longe?

- Se me perguntasse antes da Copa das Confederações, diria que está num caminho diferente do caminho para ser campeão do mundo. Mas depois que o time se acertou, entendeu a forma que o Felipao quer que ele jogue, acredito que com esse título, a seleção brasileira, Espanha, Alemanha e Argentina são as quatro favoristas.

RG: Você será candidato à prefeito do Rio em 2014?

- Minha ideia é ser prefeito. Tem ano que vem possibilidade de eleição para deputado federal e dependendo até Senado tenho pensado.

RG: Você preferiria ser prefeito do Rio ou presidente da CBF?

- A CBF é uma organização tão corrupta que precisa ser renovada, organizada e limpa. Isso vai levar tempo, então minha preferência é ser prefeito do Rio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi