Pular para o conteúdo principal

Romário classifica Valcke como 'chantagista' e pede respeito ao povo brasileiro

Romário classifica Valcke como 'chantagista' e pede respeito ao povo brasileiro
Ex-jogador Romário, hoje é Deputado Federal 
(Crédito: Ailton de Freitas/Agência O Globo )

Em entrevista exclusiva ao Globo Esportivo, o craque Romário, hoje deputado federal, disparou sua metralhadora giratória contra os gastos abusivos na construção de reforma dos estádios para a Copa de 2014. Palavras do Baixinho: 'O povo brasileiro merece respeito. A copa é um dos maiores roubos da história do Brasil'.

Além disso, Romário também não poupou críticas ao secretáro-geral da FIFA, Jérôme Valcke:

- Jérôme Valcke é chantagista. Tem uma história com empresas de cartão. Ele não tem moral nem dignidade. A Fifa infelizmente montou um estado dentro do nosso estado. Como cidadão e como deputado tenho que falar.

Valcke, Marin e Ricardo Teixeira
Provocado a fazer uma comparação entre Valcke, Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF) e José Maria Marin (atual presidente da CBF), o Baixinho foi taxativo:

- Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Jérôme Valcke são três ladrões, corruptos e sem ética. E vão acabar impunes porque a justiça brasileira é assim mesmo.

Romário aproveitou para apontar Brasil, Alemanha, Espanha e Argentina como favoritas ao título da Copa de 2014, e disse que a entrada de Felipão no comando mudou os rumos da seleção. O mandato dele de deputado vai até o fim do ano que vem, e ele confirmou o desejo de se candidatar à prefeito do Rio nas eleições de 2016. Romário também comemorou a aprovação nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça do projeto de lei que responsabiliza dirigentes de clubes e entidades esportivas por dívidas contraídas durante a sua gestão.

Confira a entrevista completa com o baixinho:
Rádio Globo: Você esta numa frente de batalha e partiu para dentro porque você nunca correu da briga e neste momento qual a grande empreitada do Romário com este cenário de Copa e manifestações?

- Na verdade, o ideal seria o que infelizmente não acontece no nosso país. Aqueles que roubam, que usam indevidamente o dinheiro publico, teriam que ir para a cadeia, esse seria meu sonho maior na política. Mas se tratando de Brasil, isso não vai acontecer. Mas da minha parte tenho obrigação de falar pro povo brasileiro a real situação do que é o gasto público da Copa do Mundo, que é um absurdo, cada dia cresce mais. O Brasil vai deixando de investir em áreas como saúde, essa mobilização dos professores. Na minha opinião a prefeitura já poderia ter feito um acordo que seria bom para prefeitura e alunos. Eu estou há quase três anos na política, tenho visto muitas coisas e sou totalmente contrário a cada ação ruim que a gente acompanha. Cada dia mais me envergonha ser político.

RG: Você conhece o futebol, o lado do torcedor. Conhece o lado pobre e difícil da vida. Você quando junta este raciocínio, você pensa numa atitude ou você lamenta e diz não posso fazer nada?

- A minha obrigação é sempre continuar fazendo a cada dia algumas ações que façam esses políticos corruptos entenderem que o que está acontecendo no país no que se refere aos gastos, como a Copa do Mundo, maior evento depois de 1950, fazer com que esses políticos entendam que o povo merece respeito e não essa sacanagem que está acontecendo com nosso dinheiro, são impostos que nós pagamos. Sempre que eu posso participar de audiência publica, eu procuro fazer com que o povo entenda em que e onde está sendo gasto seu dinheiro e eu tenho consciência que esse recado tem chegado ao povo e uma das atitudes bem positivas são essas manifestações, essas idas à rua e peço para continuarem fazendo isso pelo menos até as eleições do ano que vem, porque os políticos não são merecedores.

RG: A gente está falando da Copa do Mundo, mas hoje a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto de lei que responsabiliza dirigentes por dívidas contraídas durante sua gestão. O que você pensa sobre isso?

- Quero parabenizar pois isso era um dever do parlamento, não um dever de todos. Foi aprovado e eu como um amante eterno do futebol, apaixonado pelo futebol sempre espero que essa lei faça realmente valer o que esta escrito no papel e esses dirigentes comecem a ter responsabilidade, quando for assinado pela nossa presidenta e esses presidentes entendam que clube é para ser gerido como empresa e não para dar prejuízo. Se der prejuízo eles que vão pagar por isso. Fico feliz com essa conquista.

RG: Sobre o movimento de jogadores, o Bom Senso F.C., qual a opinião do Romário?

- Dia 28 vamos fazer uma audiência publica e convidamos alguns jogadores que fazem parte deste grupo, além do presidente da CBF (José Maria Marin), que deve mandar um repesentante já que ele não aparece, e tomara que seja alguém ladrão e corrupto como ele, e alguns órgãos federais que possam ajudar nessa mudança de calendário. Isso para que os jogadores possam ter durante seu ano de futebol boas atuações na parte física, psicológica, técnica e diminuir esse número de jogos do campeonato brasileiro.

RG: Você disse que torce para que as manifestações continuem, vamos passar por uma Copa do Mundo. Voce se posiciona contra a Copa?

- Sou a favor da Copa e sempre fui. Só não posso ser a favor do gasto. Porque posso hoje acompanhar o que é real e o que é de mentira e o que acontece nos gastos da Copa é uma mentira sem tamanho. Tenho que fazer com que o Brasil saiba o que é verdade. Politicamente dentro da casa perco espaço, mas por outro lado não são eles que votam em mim e eu vou sempre falar. No que se refere a gastos a Copa, é um dos maiores roubos da historia do pais e vamos ter problemas depois da Copa.

RG: Romário e Jérôme Valcke. Onde estão as divergências entre vocês?

- São muitas. Primeiro que ele é chantagista, ele ocupa essa posição na Fifa por causa de chantagens la detrás. O histórico dele não é positivo, é negativo por todas as lambanças que ele fez muitos anos e de uma hora para outra apareceu neste cargo da Fifa. Ele não tem moral, dignidade ou capacidade para falar de mim em relação a nada. O que ele queria é que como meus colegas fazem, eu baixasse a cabeça. Eu como cidadão e deputado, tenho por obrigação não deixar as coisas acontecerem como eles querem. Infelizmente, sou sempre voto vencido.

RG: Entre todos os problemas que você está vendo, onde está o maior roubo?

- A parte que mais roubam no Brasil hoje se refere aos estádios, não é possível que em estádios de Brasilia e Rio se gaste R$ 2 bilhões. Isso não pode passar impune. Eu não posso deixar de falar sobre isso. É minha obrigação.

RG: Entre Ricardo Teixeira, Jérôme Valcke e José Maria Marin, qual o pior?

- São três corruptos e ladrões, três caras que não tem nenhuma ética em relação ao dinheiro, que por tudo que fizeram, fazem e continuarão fazendo, vão continuar impunes se tratando da nossa justiça.

RG: O Brasil está no caminho para ganhar a Copa do Mundo ou está longe?

- Se me perguntasse antes da Copa das Confederações, diria que está num caminho diferente do caminho para ser campeão do mundo. Mas depois que o time se acertou, entendeu a forma que o Felipao quer que ele jogue, acredito que com esse título, a seleção brasileira, Espanha, Alemanha e Argentina são as quatro favoristas.

RG: Você será candidato à prefeito do Rio em 2014?

- Minha ideia é ser prefeito. Tem ano que vem possibilidade de eleição para deputado federal e dependendo até Senado tenho pensado.

RG: Você preferiria ser prefeito do Rio ou presidente da CBF?

- A CBF é uma organização tão corrupta que precisa ser renovada, organizada e limpa. Isso vai levar tempo, então minha preferência é ser prefeito do Rio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp