Pular para o conteúdo principal

Se vivo fosse, Valdetário seria inocentado do crime que o transformou em bandido

Galego Carneiro (foto abaixo), que foi preso junto com ele, foi absolvido quarta-feira, dia 27 de fevereiro, em Campina Grande

Se não tivesse sido morto em confronto com a Polícia em dezembro de 2003, José Valdetário Benevides teria sido absolvido quarta-feira, dia 27 de fevereiro, de um dos dois crimes que o empurrou para o mundo do crime, na década de noventa, para se transformar num dos homens mais temidos do Nordeste.

Aguinaldo Benevides Carneiro, o Galego, hoje com 44 anos, foi também acusado de roubar uma Pampa e em seguida matar duas pessoas em São Bento, no Estado da Paraíba, junto com Valdetário. Assim como Valdetário, pela injustiça que sofreu também terminou no mundo crime até ser baleado e preso no Piaui (PI).

Valdetário e Galego são da segunda geração da família Carneiro, de Caraúbas. A primeira geração também entrou no mundo do crime em função de uma injustiça. Quem conta esta história é Vanzinho Carneiro, que hoje é cantor evangélico.

Vanzinho relata que por uma razão banal o policial militar matou um irmão dele na década de 70. Outro irmão, o Maurício, se vingou, matando-o. “Daí começou toda a perseguição a minha família e não nos restou outra opção se não o crime”, contou em entrevista ao jornalista César Santos.

O que aconteceu de 1980 a 1990 é uma história a parte, que não caberia em um livro.

A segunda geração da família Carneiro no mundo crime começou em 1991 com acusação de que Valdetário, Galego e João Benevides, o Branquinho, haviam roubado uma Pampa em São Bento (PB). Este veículo foi apreendido em Aracati (CE) com Sueldo Ribeiro de Vasconcelos.

E mesmo Sueldo Vasconcelos tendo confessado o roubo ao então delegado Roberto Eduardo, e aos agentes Gurgel e De Sousa, de Mossoró, o Tenente Gabriel prendeu Valdetário, Galego e Branquinho, em Caraúbas, e os acusou do crime. Disse que eles haviam sido reconhecidos no roubo da Pampa.

“Na época, levaram Galego amarrado na carroceria da Pampa para São Bento”, relata Vanzinho Carneiro. Foram condenados por este crime que não cometeram a 7 anos e 6 meses de prisão. Quando já estava prestes a sair da prisão, outro crime, ainda mais cruel, os segurou presos: um duplo homicídio em São Bento.

Geraldo Francisco dos Santos (dono da Pampa) e Antônio dos Santos Batista foram assassinados em São Bento. Novamente a responsabilidade por este duplo homicídio foi atribuída a Valdetário e Galego pelo tenente Gabriel, de Caraúbas, associado aos policiais militares de São Bento.

“Só que não foi Valdetário e nem Galego que mataram Geraldo e Antônio dos Santos. Até a família da vítima é consciente disto. Valdetário e Galego estavam presos à época, conforme Certidão, assinada por José Risuendo Morais, diretor da Penitenciária de Campina Grande (PB).

Todas as provas foram juntadas e colocadas no processo do duplo homicídio  que foi levado a julgamento quarta-feira, dia 27 de fevereiro, em Campina Grande. Diante das provas e as evidências, o próprio promotor de Justiça voltou a trás e pediu a absolvição de Galego.

Valdetário foi morto em confronto com a polícia no mês de dezembro de 2003, em Lucrécia.

Até 1991, Valdetário e Galego trabalhavam e tinham suas famílias  Os dois eram conhecidos em Caraúbas. Se o Estado tivesse feito um julgamento justo na época, talvez, talvez muitas vidas nao tivesse sido ceifadas, muitos assaltos não tivesse acontecido…

Fonte: Retrato do Oeste/Cézar Alves via CG na mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

Faleceu hoje (01) o ex-presidente da Câmara de Olho d`Água do Borges José Sérgio de Queiroz

  Nossa cidade está de luto pelo falecimento por morte natural do ex-presidente da Câmara de Olho d`Água do Borges José Sérgio de Queiroz (ZÉ SÉRGIO), onde exerceu 03 (três) mandatos de vereador nos exercícios 2009/2012, 2013/2016 e 2017/2020, sendo que de 2013 a 2016 foi presidente da Câmara de Olho d`Água do Borges/RN. Zé Sérgio foi um homem público representante de uma família gigante em nosso município, comerciante, pai de família e muito querido em nosso município, era irmão do ex-vereador Raimundão (in memoriam), este que também foi presidente da Câmara 1999/2000 e tio do ex-vereador e atual Secretário de Esportes Rubclênio  Queiroz. Deixa esposa Maria José, 02 (dois) filhos, Juniclécio e Junifran  e 03 (três) netos, e, uma lacuna enorme na nossa cidade e na política. O velório está acontecendo em sua residência e o sepultamento será amanhã às 8:00 HS no cemitério local. A prefeita Maria Helena decretou luto Oficial e ponto facultativo para os servidores munici...