Olho D'água vence mais uma vez a corrida pelo selo UNICEF.
O selo é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes.
Os municípios que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: O Selo UNICEF Município Aprovado.
O processo dura 36 meses, período em que o município se movimenta para traçar e alcançar metas, mobilizar a sociedade civil, desenvolver projetos e acompanhar a situação das crianças e adolescentes, por meio de indicadores oficiais e fóruns participativos.
Na nossa cidade não foi diferente, a administração, na pessoa do senhor prefeito Jackson Queiroga, vestiu a camisa e desenvolveu mais uma vez um belo trabalho, conquistando o bi-campeonato na corrida pelo selo.
O incentivo ao esporte, a cultura, direitos básicos como a saúde, lazer, segurança, foram sempre metas de conquista da administração, sempre na busca de projetos sociais que incentivassem e retirassem jovens das ruas. Mais uma vez o trabalho bem sucedido teve o reconhecimento internacional, resta, parabenizar-nos a administração e toda equipe que desempenhou o papel o qual acreditemos que daria certo, e deu.
A queda da mortalidade infantil entre os municípios inscritos no Selo no Semiárido foi 58% maior do que nos demais municípios brasileiros. De 2007 a 2010, a queda desse indicador para os municípios participantes do Selo foi de 18,4%. Isso significa que 1.836 crianças deixaram de morrer no primeiro ano de vida. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 23,3%. No mesmo período, a taxa nos demais municípios do País caiu 11,6 %
.
.
O acesso ao pré-natal aumentou 19,4% entre os municípios inscritos no Selo, enquanto nos demais municípios brasileiros o aumento foi de 8,5%. De 2007 a 2010, o percentual de nascidos vivos de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 42,1% para 50,26%.
O abandono escolar caiu 41,2%. De 2007 a 2011, a taxa de abandono no ensino fundamental dos municípios inscritos passou de 7,0% para 4,0%. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 48,2%.
A distorção idade-série caiu 15% entre os municípios inscritos no Selo. Esse indicador mede a adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. O percentual passou de 50,5% em 2007 para 42,9% em 2011. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 17,8%. No mesmo período, a taxa nos demais municípios do País caiu 12,8 %.
A taxa de cobertura de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) aumentou 15,1% entre os municípios participantes. Passou de 76,1% em 2008 para 87,6% em 2011. Nos municípios certificados, a melhora foi ainda maior: 19,5%.
Prefeito Jackson cobrando melhores recursos para os Municípios e com isso garantir prioridade às crianças e adolescentes nas políticas públicas. 
CREDITO: ODBNEWS
Comentários
Postar um comentário