Pular para o conteúdo principal

Quadro de programa de Rádio resgata cultura Nordestina do tradicional Forró


“Se não fosse a sanfona, a zabumba, o triangulo, a rabeca, e o poeta na veia a sentirComo diz a canção de autoria do mestre Genival Lacerda, sem estes instrumentos populares na execução do tradicional forró nordestino, pé de serra, xote e baião, não existiria hoje o quadro “Forró com Jatão”.

O programa Forró e Vaquejada, apresentado pelo radialista Jatão mais uma vez abriu as portas dos studios daFM Fraternidade 104,9 para receber os tocadores do melhor forró.

Na manhã dessa sexta-feira (25), a edição do mês de maio do quadro “Forró com Jatão” foi especial recebendo a participação de tocados de Umarizal e Olho D’água do Borges. Unindo o ritmo das cidades vizinhas, Augusto Silva e o Forró pra Curtir de Olho D’água e os Feras do Bairro Caraíbas do Ninho do Gavião interpretaram grandes canções que marcaram época desde os tempos do mestre Luiz Gonzaga aos dias atuais com sucessos do rei de xote Dorgival Dantas.

Fonte: UZL em fotos

Nota:  É uma pena não pude ter participado desse capítulo de resgate da nossa cultura Nordestina, que o O PROGRAMA FORRÓ E VAQUEJADA com o brilhante quadro  FORRÓ COM JATÃO, que é apresentado semanalmente pela FM Fraternidade 104,9 de Umarizal.

Parabéns para todos que o fazem em especial os meus camaradas JATÃO  e LEO SILVA, fica aqui o grande abraço do Blog Isaac Araújo.


“Se não fosse Jacksonse não fosse Gonzagãose não fosse Antonio Barros e o trio nordestino Mais uma vez usando a canção de Genival Lacerda, da pra entender como o forró cresceu e se tornou o ritmo cultural do nordeste e mais uma vez porque o “Forró com Jatão” também se torna um dos responsáveis por manter acesa essa tradição.

O locutor Jatão expressa sua motivação em ainda manter vivo o ritmo nas manhãs durante toda semana através do seu programa Forró e Vaquejada. “É bom sabermos que através de um meio de comunicação como a FM Fraternidade, a gente pode trazer um pouco da nossa história e da cultura de Umarizal e do sertão pra perto do nosso povo.” Destaca.

“Eita forró arretadoForrozão pesadoQue é bom de dançarEita forró maneiro
Forró de monteiroQue é bom de escutar (...)”
 É esse o ritmo e o efeito do “Forró com Jatão”.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi