Pular para o conteúdo principal

Ministro Garibaldi narra fatos da sua trajetória política durante palestra



ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, foi ontem (27) um dos palestrantes durante a realização do Encontro de Marketing Político, em Currais Novos. O evento reuniu na sede do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) candidatos a prefeito e vereadores de diversas regiões do estado, estudantes e curiosos sobre o assunto, além do prefeito do município, Geraldo Gomes.

Durante sua fala, o ministro Garibaldi Filho adotou um tom descontraído, aderindo até mesmo ao improviso. Por cerca de 40 minutos, Garibaldi falou sobre o tema “O cenário político do RN” relembrando casos ocorridos durante as campanhas políticas disputadas por ele ao longo de mais quatro décadas.

 “Falar de marketing político para mim se torna mais fácil quando relato a minha trajetória política nesses mais de quarenta anos dedicados ao Rio Grande do Norte. O marketing político é uma coisa recente. Recente como disciplina, regras e normas estudadas. Mas a política sempre usou noções desse marketing, mesmo sem ter a consciência do objeto. Mas existia o objetivo”, disse Garibaldi.

O ministro disse ainda que é o objetivo que move o marketing. “No caso das eleições esse objetivo é ganhar. E devemos lembrar sempre que eleição não se ganha só com nossos acertos. Ganha-se, também, em cima dos erros dos adversários. Numa campanha, geralmente ganha quem erra menos. Mas se o marketing ganhasse eleições a gente não ia ser candidato, quem ia se candidatar eram os marqueteiros”, brincou o ministro.

Aluizio Alves

O ministro citou ainda Aluizio Alves como um dos políticos pioneiros a utilizar o marketing político, embora de maneira instintiva. “Quando a gente olha pra trás vê o exemplo de Aluizio Alves. Muita gente cita Aluizio Alves como um dos primeiros a fazer uso do marketing político de forma mais eficiente. Aluizio sabia usar as circunstâncias a seu favor e transformar a seu favor as circunstâncias que lhe seriam desfavoráveis. Os exemplos são muitos: Ele incorporou e usou de forma massiva adjetivos como cigano, feiticeiro, gentinha, que inicialmente os adversários usaram de forma pejorativa”.

         E complementou: “Aluizio construiu marcas e símbolos que até hoje são lembrados: a esperança, o polegar para cima, a cor verde. Por sinal, a cor é um elemento muito forte na construção de uma imagem política. O fato é que vários fatores contribuem para o sucesso de uma campanha política, ou de um governo. O marketing político, por exemplo, é um deles. E certamente é um dos fatores decisivos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi