Pular para o conteúdo principal

Ex-viciado em drogas que se recuperou em Garanhuns, lança livro sobre sua experiência


Após passar seis meses em processo de recuperação em um espaço aberto para receber usuários de drogas que pretendem abandonar o vício na Fazenda da Esperança Santa Rosa, localizado em Garanhuns, o professor e pesquisador José Romero Cardoso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) decidiu escrever o livro trazendo testemunho real das experiências pelas quais passou na fazenda. 

professor_romeroQuem hoje vê o professor lecionando e desempenhando suas atividades de pesquisa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) não consegue imaginar que por 16 anos ele foi escravo das drogas. A história do docente tinha tudo para ser mais uma nas estatísticas de vidas destruídas pelos entorpecentes. No entanto, ele conseguiu reverter o jogo e vencer a batalha. O segredo para conquistar essa façanha? Força de vontade. 

As experiências do período de consumo e recuperação das drogas são retratadas no livro "Fazenda da Esperança Santa Rosa: reminiscências de um processo de retorno à vida". Título que será lançado na próxima quarta-feira, 8, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) da Uern, às19h30. O exemplar tem apresentação de Marinalva Freire da Silva, prefácio de Archimedes Marques e posfácio de Nelson Barbosa.

 Na abertura do livro, José Romero fala dos seus sentimentos sobre a Fazenda: "Levado por Deus e conduzido por Benedito Vasconcelos Mendes e seu cunhado Paulo Leite, (...) cheguei a Fazenda da Esperança Santa Rosa em um dia de domingo, à noite, mais precisamente aos 27 de fevereiro de 2011, permanecendo até o dia 6 de setembro do mesmo ano". No enredo, ele detalha a história dos sete meses que mudaram sua vida. De acordo com o professor, nas páginas do livro as pessoas irão encontrar um depoimento real do seu processo de recuperação. Conforme José Romero, a permanência na Fazenda da Esperança é baseada no tripé espiritualidade, trabalho e convivência. "No texto, eu conto como é o cotidiano da Fazenda, como é a rotina de um lugar onde você precisa conviver com pessoas que nunca viu, além das dificuldades e os graves problemas enfrentados durante o processo de recuperação", revela. 

No texto, o professor universitário retrata desde o início de sua relação com as drogas, 1995, até a sua recuperação. "Comecei a usar drogas fumando maconha e posteriormente passei a consumir o crack. Depois de anos de dependência e de tentativas frustradas de largar o vício, decidi procurar tratamento ao perceber que não sobreviveria ao uso de entorpecentes", descreve. Ao relembrar os motivos da decisão, ele é enfático em dizer que procurar tratamento era sua única saída. "Eu estava morrendo, ou me internava ou morria", desabafa, acrescentado que a estada no espaço de recuperação foi decisivo em sua mudança. 

"Graças a Deus, todos me ajudaram quando decidi buscar ajuda, e hoje me considero completamente recuperado". A proposta do livro é evitar que os jovens não caiam no mundo das drogas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...

Faleceu hoje (01) o ex-presidente da Câmara de Olho d`Água do Borges José Sérgio de Queiroz

  Nossa cidade está de luto pelo falecimento por morte natural do ex-presidente da Câmara de Olho d`Água do Borges José Sérgio de Queiroz (ZÉ SÉRGIO), onde exerceu 03 (três) mandatos de vereador nos exercícios 2009/2012, 2013/2016 e 2017/2020, sendo que de 2013 a 2016 foi presidente da Câmara de Olho d`Água do Borges/RN. Zé Sérgio foi um homem público representante de uma família gigante em nosso município, comerciante, pai de família e muito querido em nosso município, era irmão do ex-vereador Raimundão (in memoriam), este que também foi presidente da Câmara 1999/2000 e tio do ex-vereador e atual Secretário de Esportes Rubclênio  Queiroz. Deixa esposa Maria José, 02 (dois) filhos, Juniclécio e Junifran  e 03 (três) netos, e, uma lacuna enorme na nossa cidade e na política. O velório está acontecendo em sua residência e o sepultamento será amanhã às 8:00 HS no cemitério local. A prefeita Maria Helena decretou luto Oficial e ponto facultativo para os servidores munici...