Pular para o conteúdo principal

Jerônimo Vingt-un Rosado Maia: Lembranças e emoções fortes que o tempo jamais apagará


(*) José Romero Araújo Cardoso

          Vingt-un era uma criatura sublime e ímpar, ungida por Deus Eterno Todo Poderoso na expressão literal do termo. Vivemos longos e intensos momentos marcantes, assinalados pela mais bela amizade, pelo mais belo respeito e pela mais pura e recíproca consideração.
          Os conselhos de Vingt-un fixaram-se de forma indelével em minha consciência, pois o saudoso alcaide da cultura exigia que eu ouvisse a voz de sua longeva experiência. Entre inúmeras e incontáveis conversas uma relembro com precisão, pois se tratou do valor da confiança e da consideração.
          Vingt-un, descendente de paraibanos fortes e altivos, disse-me certa vez para nunca perdoar traição, pois o traidor ou traidora deve ser execrada, na medida que, se perdoado ou perdoada, repetir-se-á com certeza e com mais intensidade os níveis da traição.
          Traição para Vingt-un é um mal que deve ser extirpado pela raiz, jamais ser considerada como algo normal e passível de passar despercebida. Ele me ensinou que a traição manifestação absoluta da maldade humana.
          Vingt-un tinha razão, pois o traidor ou traidora é alguém que prima pela ausência de valores, falha na confiança depositada e quebra no princípio da própria valorização do ser humano enquanto tal.
          Ficava horas conversando com Vingt-un em seu gabinete da Fundação que leva seu nome, mantenedora da Coleção Mossoroense. Infelizmente foram muitos traidores que se cercaram de Vingt-un, que o apunhalaram pelas costas. Falava sobre cada punhalada que levou com uma pontinha de mágoa, mas sempre com um sorriso boníssimo no rosto.
          Quantas saudades e Vingt-un e América, pois esta grande mineira, mulher forte, de caráter, cuja personalidade altiva transformou-lhe em uma das mais importantes o gênero feminino do “País de Mossoró”, soube respeitar com absoluta dignidade Vingt-un em sua grandeza magistral como ser humano e como grande e eterno intelectual.
          Percorrí o Rio Grande do Note e boa parte do Nordeste em companhia dos dois. Informações preciosíssimas são guardadas em minha mente, quando em diversas paragens Vingt-un descrevia pormenorizadamente detalhes dos lugares em que passávamos. Certa vez estávamos a caminho da Fazenda Acauã, em Riachuelo (RN),onde pernoitamos, na companhia do saudoso Oswaldo Lamartine de Faria, filho do ex-governador potiguar Juvenal Lamartine de Faria. Vingt-un, antes de chegarmos à histórica propriedade rural, fez uma descrição impecável da importância do lugar e sobre o autor de “Apontamentos sobre a faca de ponta”.
          Impossível lembrar Vingt-un, bem como América Fernandes Rosado Maia, sem que vertam lágrimas dos olhos, pois a saudade intensa dos dois é algo que jamais será apagado pelo tempo, tendo em vista a sólida e inquebrantável amizade firmada com esses primos queridos que estão à direita de Deus.



(*) José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Professor-adjunto da UERN.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp