Pular para o conteúdo principal

NOVO ARTIGO: "Luiz Gonzaga, a voz que traduziu as aspirações e a cultura de um povo sofrido"



A cultura de um povo é a maior riqueza que pode haver na face da terra. Querer destrui-la ou truncá-la é um crime sem perdão, por isso temos que render tributos ao grande Luiz Gonzaga por séculos sem fim.
Liquidar com as culturas de cada povo é uma meta da globalização, da pós-modernidade, pois como poderemos dar lucros à Coca-Cola ou a Mc´Donald´s se insistirmos em preservamos nossos valores culinários?

Como poderemos dar lucros às multinacionais que promovem rodeios se continuarmos cultivando nossas vaquejadas e a boa música de Luiz Gonzaga ao invés de cairmos na tentação de prestigiar breganejos que são influenciados pela cultura texana?
Luiz Gonzaga conseguiu tocar fundo o coração do matuto, pois falou de perto com seu povo, cantando e enaltecendo seu dia-a-dia. Em um tempo em que os assuntos ecológicos ainda não estavam tão em voga ele e Humberto Teixeira denunciaram a perversidade que faziam com o assum preto.
Luiz Gonzaga vai ser sempre a síntese das aspirações sertanejas, até o momento que a “lógica” do capital não inserir de forma proeminente a região semiárida no circuito sofisticado da seletividade espacial.
Ouvir as músicas de Luiz Gonzaga é o mesmo que se imaginar balançando em uma rede tendo ao lado um candeeiro feito de folha de flandres iluminando o retrato do Padim Ciço, o Santo do sertão.
As canções que gravou tiveram como parceiros verdadeiros gênios que imortalizaram as práticas culturais de um povo. Sem Luiz Gonzaga, estaríamos fadados a uma ênfase maior ao esquecimento de nossas raízes e tradições.
A simplicidade do “rei do baião” era tão destacada que certa vez, quando do histórico encontro com Zé Dantas de Sousa Filho em um hotel em Olinda (PE), depois que o sertanejo de Carnaíba de Flores apresentou-lhe algumas composições que se tornaram clássicas em suas interpretações, fez a louvação ao novo parceiro com as pompas da tradição sertaneja, dizendo-lhe que ele, Zé Dantas, quando adentrou o quarto do hotel no qual se hospedara, que o filho do “Coronel” Zeca tinha cheiro de bode pai de chiqueiro. O que poderia parecer uma ofensa foi na verdade um elogio à altura do magistral linguajar matuto.
Luiz Gonzaga falava a língua do seu povo, sabia como se comunicar com a massa ávida em desfrutar de sua extraordinária arte inspirada nos carrascais do nordeste castigado pelas secas inclementes, pelas pegadas dos beatos e cangaceiros, pela aflição dos retirantes e pelo temor de que a modernidade pudesse macular a originalidade de uma raça forte.
Luiz Gonzaga tinha o cheiro do chão do nordeste molhado pelas chuvas que põe fim às secas, tinha cheiro de mato verde, de noites de lua cheia clareando a estrada de Canindé e o caminho que leva à Meca sagrada do sertanejo no sul cearense.
Luiz Gonzaga é e será sempre eterno, pois nenhum movimento revisionista de nossa cultura conseguirá apagar a contribuição fantástica que o saudoso matuto do riacho da Brígida promoveu a fim de imortalizar a alma de um povo em todos os quadrantes de suas manifestações do cotidiano.

José Romero Araújo Cardoso, geógrafo, professor-adjunto da UERN
CONTATO: romero.cardoso@gmail.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Mutar Cassamá um Guineense( Guiné-Bissau) desbravador

O jovem Mutar Cassamá chegou no Brasil em maio do ano de 2002, desembarcou em Fortaleza e seguiu viajem com destino à Natal, capital do nosso estado Rio Grande do Norte, onde logo no mesmo ano ingressou no curso de medicina na UFRN, finalizando o curso em 2008, tornando-se assim um médico Guineense para atuar no solo Brasileiro. Os estágios foram realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Maternidade Januário Cicco e no Hospital Pediátrico da mesma Universidade. E desde então presta seus serviços no nosso estado começando em Parnamirim, São José do Mipibu, Lagoa Danta, Tibau, Baraúnas, Upanema e no serviço urgência do Samu em Mossoró. Hoje atende em Grossos, na UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró e na nossa querida Olho D Água do Borges como médico da Família. Este é um breve relato da história e do trabalho do brilhante e competente Médico Clínico Geral Dr. Mutar Cassamá em nosso País, Estado e Município, que este blog tem o pra...
Prefeito Antonimar sanciona lei que concede reajuste no Piso Salarial dos Professores O Prefeito de Olho d’Água do Borges, Antonimar Amorim, sancionou e publicou no diário da FEMURN dessa segunda-feira(10), a Lei 733/2025, que concede reajuste no salário base dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de ensino. O projeto de lei foi sancionado em consonância com a Lei do Piso Nacional e o reajuste será de 6,27%. A concessão do reajuste será implementada de forma integral nos vencimentos básicos da classe, agora a partir do mês de março de 2025, para professores ativos e aposentados. Valorização, compromisso e respeito à educação! O prefeito Antonimar está fazendo o dever de casa. Além de um direito dos profissionais, o reajuste é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de quem está em sala de aula contribuindo para a formação das nossas crianças, adolescente e jovens. È assim que vamos cuidar do nosso futuro. Investindo na educação, saúde, assistência social, par...

CAFÉ DA MANHÃ PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA CÂMARA MUNICIPAL

João, Dr. Sebastião, vereador Gelson Fernandes, Anderson, Isaac Araújo, Zuila, Dr. Wilson, vereadora Maria Alexandre, Karyza, Netinho, Edilma, Vereador Vilmar Araújo. Neide, vereadora Branca de Antonimar e Ayla. A Câmara Municipal de Olho d`Água do Borges, em um iniciativa da Presidente da Casa, vereadora Jessica Queiroga (PSDB), realizou na manhã desta sexta-feira, um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em clima de gratidão e reconhecimento, os vereadores puderam expressar sua admiração e valorização pelo trabalho árduo e dedicação dos servidores públicos. Este encontro é uma oportunidade para fortalecer os laços entre os servidores públicos e os vereadores, reforçando a importância do diálogo e da parceria na busca por melhorias para o município. O evento contou com as ilustres presenças da prefeita Maria Helena (PSDB) e dos vereadores Vilma Araújo (PSDB), Branca de Antonimar (PT), Maria Alexandre (PSDB) e Gelson Fernandes (MDB). Fotos: Via whatsapp