Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Fortaleza: Wagner 33%, Sarto 18,3%, André 15,1% e Evandro 9,4% no Instituto Paraná

 

O ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) segue na liderança da corrida eleitoral à Prefeitura de Fortaleza, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira, 16. Wagner pontua com 33% das intenções de voto. O segundo lugar é ocupado pelo prefeito José Sarto (PDT), com 18,3%, em empate técnico com o deputado federal André Fernandes (PL), com 15,1%.

Em quarto lugar, a pesquisa mostra Evandro Leitão (PT), que soma 9,4%. O senador Eduardo Girão (Novo) totaliza 5,5%. O ex-candidato a governador Zé Batista (PSTU) fica com 0,9% e o presidente do Psol Ceará, Técio Nunes (Psol), apareceu com 0,4%.

Este é o quarto levantamento Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Fortaleza. A amostragem anterior ocorreu em maio, quando apenas o pré-candidato do PSTU ainda não havia e colocado na disputa, apesar de ele já integrar a pesquisa.Em comparação, Wagner, hoje com 33%, antes contava com 33,1%. Sarto, hoje com 18,3%, aparecia com 18,1%. Já Fernandes está com 15,1%, quando antes concentrava 15,9% das intenções de votos. As oscilações estão dentro da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais.

Dentre todos, apenas Evandro Leitão (+0,5), José Sarto (+0,2) e Zé Batista (+0,3) oscilaram positivamente. Técio Nunes manteve o mesmo percentual, enquanto os demais caíram.

A maior queda foi do deputado federal André Fernandes, que oscilou negativamente 0,8 ponto percentual, em comparação a maio. A seguir, vem Eduardo Girão com queda de 0,5 ponto percentual e, por fim, Capitão Wagner (- 0,1).


Em comparação, Wagner, hoje com 33%, antes contava com 33,1%. Sarto, hoje com 18,3%, aparecia com 18,1%. Já Fernandes está com 15,1%, quando antes concentrava 15,9% das intenções de votos. As oscilações estão dentro da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais.

Dentre todos, apenas Evandro Leitão (+0,5), José Sarto (+0,2) e Zé Batista (+0,3) oscilaram positivamente. Técio Nunes manteve o mesmo percentual, enquanto os demais caíram.

A maior queda foi do deputado federal André Fernandes, que oscilou negativamente 0,8 ponto percentual, em comparação a maio. A seguir, vem Eduardo Girão com queda de 0,5 ponto percentual e, por fim, Capitão Wagner (- 0,1).


Levantamento de julho/2024

  1. Capitão Wagner: 33,0% (-0,1)
  2. José Sarto: 18,3% (+0,2)
  3. André Fernandes: 15,1% (-0,8)
  4. Evandro Leitão: 9,4% (+0,5)
  5. Eduardo Girão: 5,5% (-0,5)
  6. Zé Batista: 0,9% (+0,3)
  7. Técio Nunes: 0,4% (=)
  • Não sabe/ Não respondeu: 6,9% (=)
  • Nenhum/ Branco/ Nulo: 10,6% (+0,5)

A pesquisa abrangeu 800 eleitores, entre os dias 12 e 15 de julho. Tal amostra representativa do município de Fortaleza atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento é uma parceria do instituto com o portal CN7 e a Rede Plus FM.

Roberto Cláudio e Luizianne são citados em pesquisa espontânea

O questionário ainda contou com uma pesquisa espontânea, na qual não havia opções de nomes de pré-candidatos.

Neste recorte, Capitão Wagner foi citado por 7,8% das pessoas. André Fernandes aparece em segundo lugar, com 5,9% e José Sarto em terceiro, pontuando 5,4%.

Evandro Leitão, aparece em quarto lugar com 2,5%. Roberto Cláudio, do mesmo partido de Sarto - PDT - aparece com 2%. Eduardo Girão soma 1,3% e Luizianne Lins, que também está fora da disputa, com 0,6%.

64,9% não sabem ou não responderam e 8,3% não votaria em nenhum, branco ou nulo.

Pergunta: Se as eleições para Prefeito de Fortaleza fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria? (ESPONTÂNEA)

  1. Capitão Wagner (União Brasil) - 7,8%
  2. André Fernandes (PL) - 5,9%
  3. José Sarto (PDT) - 5,4%
  4. Evandro Leitão (PT) - 2,5%
  5. Roberto Cláudio (PDT) - 2,0%
  6. Eduardo Girão (Novo) - 1,3%
  7. Luizianne Lins (PT) - 0,6%
  • Outros nomes citados: 1,5%
  • Não sabe/não respondeu: 64,9%
  • Nenhu/Branco/Nulo: 8,3%

Desaprovação diminui na gestão de Sarto e cresce na de Elmano

A administração de Sarto segue com maioria de desaprovação, mas apresentou uma queda na avaliação negativa, em comparação com o levantamento passado.

Na pesquisa atual, 42,5% disseram aprovar a gestão do prefeito, enquanto 52,9% desaprovam. O restante (4,6%) não sabe ou não opinou. Em maio, 39,5% afirmaram aprovar a gestão, 56,4% desaprovaram. O restante (4,1%) não sabia ou não opinou.


Já a avaliação negativa de Elmano aumentou em comparação a maio, mas a aprovação segue maior.

Em relação ao Governo Estadual, 48,3% disseram aprovar a gestão, enquanto 46% afirmaram desaprovar e 4,8% não sabe ou opina. Em maio, 49,6% consideraram aprovar a gestão de Elmano e 45,4% disseram desaprovar. Já 5% não sabiam ou não opinaram.

A gestão de Lula foi considerada ‘aprovada’ por 51,4% dos eleitores, enquanto 45,3% disseram desaprovar e 3,4% não sabem ou não responderam. O número representa uma queda na aprovação e um aumento na desaprovação, em comparação a maio. Na ocasião, 51,7% das pessoas disseram aprovar a gestão, 44,5% disseram desaprovar e 3,8% não sabem ou não opinaram. 





Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/eleicoes/2024/07/16/pesquisa-fortaleza-wagner-33-sarto-183-andre-151-e-evandro-94-no-instituto-parana.html©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

IFRN suspende calendário de aulas após técnicos e professores entrarem em greve

Servidores e professores espalham faixas em campi do IFRN para comunicar sobre greve - Foto: Sinasefe / Reprodução Segundo o reitor da instituição, professor José Arnóbio de Araújo Filho, cerca de 38 mil alunos são afetados pela decisão O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) decidiu suspender o calendário acadêmico de aulas deste ano em 20 dos 22 campi. O motivo é o impacto da greve dos técnicos administrativos e dos professores, iniciada em 3 de abril. A decisão de paralisar as aulas foi tomada em reunião do Colégio de Dirigentes, composto por gestores sistêmicos e diretores-gerais dos campi. A reunião determinou datas distintas para cada a suspensão das aulas em cada unidade do Instituto, conforme avaliação do contexto local. Veja as datas da paralisação:Segunda-feira (8): Campi de Caicó, Ceará-Mirim, João Câmara, Lajes, Macau, Mossoró, Natal-Centro Histórico, Natal-Zona Norte, Nova Cruz e São Paulo do Potengi Terça-feira (9): Campi de Can