Notícia com Imparcialidade

Perfumazu "Leve essa essência com você"

terça-feira, 22 de novembro de 2011

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO VAI LIBERAR RECURSOS PARA A BARRAGEM BUJARI



Integração 007 copy.jpg

O Ministério da Integração Nacional vai assegurar a liberação dos recursos para a construção da Barragem Bujari, localizada no Rio Curimataú, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, a dois quilômetros de Nova Cruz (RN). A informação foi repassada pelo ministro da Pasta, Fernando Bezerra Coelho, em audiência realizada nesta terça-feira (22) que contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do ministro Garibaldi Alves Filho e do deputado federal Henrique Eduardo Alves.

A Barragem Bujari será construída com recursos de emenda apresentada ao Orçamento deste ano por Rosalba, quando ocupava uma cadeira no Senado Federal. A barragem servirá para o abastecimento humano de municípios potiguares (Nova Cruz, Santo Antônio, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Montanhas, Pedro Velho, Espírito Santo e Canguaretama) e paraibanos (Campo de Santana, Riachão, Araruna, Cacimba de Dentro e Dona Inês).

Projetos de irrigação, piscicultura e os relacionados ao turismo também poderão ser desenvolvidos com a água da Barragem Bujari, que beneficiará a uma população estimada em 200 mil pessoas. Por sugestão do ministro Fernando Bezerra, o Rio Grande do Norte vai tentar incluir entre as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a construção das barragens de Pedra Branca, em Angicos, e de Poço de Varas, em Coronel João Pessoa. A Barragem Pedra Banca deverá acumular 20 milhões de metros cúbicos de água, e a Barragem Poço de Varas, 25 milhões de metros cúbicos.

Outro assunto tratado na reunião foi a situação da Barragem de Oiticica, em Jucurutu. Ficou acertada a realização de uma nova licitação para viabilizar a construção do empreendimento, que está paralisado em virtude de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter encontrado irregularidades na sua licitação, realizada no ano passado. “A Barragem de Oiticica é um sonho que nós vamos realizar”, garantiu a governadora do Rio Grande do Norte.

Já o ministro Garibaldi Alves Filho – que se tornou conhecido como o ‘governador das águas’ quando governou o Rio Grande do Norte – opinou que as obras hídricas devem ser priorizadas, já que elas podem contribuir para que milhares de famílias abandonem o sofrimento de ter que carregar latas cheias de água em cima da cabeça ou no lombo de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário