Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO VAI LIBERAR RECURSOS PARA A BARRAGEM BUJARI



Integração 007 copy.jpg

O Ministério da Integração Nacional vai assegurar a liberação dos recursos para a construção da Barragem Bujari, localizada no Rio Curimataú, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, a dois quilômetros de Nova Cruz (RN). A informação foi repassada pelo ministro da Pasta, Fernando Bezerra Coelho, em audiência realizada nesta terça-feira (22) que contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do ministro Garibaldi Alves Filho e do deputado federal Henrique Eduardo Alves.

A Barragem Bujari será construída com recursos de emenda apresentada ao Orçamento deste ano por Rosalba, quando ocupava uma cadeira no Senado Federal. A barragem servirá para o abastecimento humano de municípios potiguares (Nova Cruz, Santo Antônio, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Montanhas, Pedro Velho, Espírito Santo e Canguaretama) e paraibanos (Campo de Santana, Riachão, Araruna, Cacimba de Dentro e Dona Inês).

Projetos de irrigação, piscicultura e os relacionados ao turismo também poderão ser desenvolvidos com a água da Barragem Bujari, que beneficiará a uma população estimada em 200 mil pessoas. Por sugestão do ministro Fernando Bezerra, o Rio Grande do Norte vai tentar incluir entre as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a construção das barragens de Pedra Branca, em Angicos, e de Poço de Varas, em Coronel João Pessoa. A Barragem Pedra Banca deverá acumular 20 milhões de metros cúbicos de água, e a Barragem Poço de Varas, 25 milhões de metros cúbicos.

Outro assunto tratado na reunião foi a situação da Barragem de Oiticica, em Jucurutu. Ficou acertada a realização de uma nova licitação para viabilizar a construção do empreendimento, que está paralisado em virtude de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter encontrado irregularidades na sua licitação, realizada no ano passado. “A Barragem de Oiticica é um sonho que nós vamos realizar”, garantiu a governadora do Rio Grande do Norte.

Já o ministro Garibaldi Alves Filho – que se tornou conhecido como o ‘governador das águas’ quando governou o Rio Grande do Norte – opinou que as obras hídricas devem ser priorizadas, já que elas podem contribuir para que milhares de famílias abandonem o sofrimento de ter que carregar latas cheias de água em cima da cabeça ou no lombo de animais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi