Pular para o conteúdo principal

Líder do prefeito Silveira Júnior denuncia supersalários na Prefeitura de Mossoró

JORNAL DE FATO

No momento em que o prefeito Silveira Júnior (PSD) tenta pegar antecipadamente receitas dos royalties de petróleo, alegando dificuldades financeiras, estoura o escândalo de pagamento de supersalários na gestão municipal. O esquema beneficia um grupo de agentes do trânsito, alojado na Secretaria da Mobilidade Urbana (SEMOB), com contracheques que ultrapassam a casa dos R$ 12 mil, superior ao salário do próprio titular da pasta, Charlejandro Rustayne.

A denúncia chegou à Câmara Municipal de Mossoró pela ação do vereador oposicionista Genivan Vale (Pros), e foi confirmada na sessão desta quarta-feira, 4, pelo próprio líder da bancada governista, vereador Soldado Jadson (SDD). “Fiquei incomodado com denúncias feitas pelo vereador Genivan Vale, em relação aos grandes salários recebidos por agentes de trânsito da cidade e resolvi averiguar a veracidade dos fatos”, justificou Jadson.

Segundo ele, “pessoas altamente privilegiadas” estão recebendo supersalários, justificados por funções “extras” dentro da Semob. O vereador disse que checou e confirmou a denúncia, afirmando que tem em mãos cópias dos contracheques dos privilegiados.

Lembrando que o salário base de um agente de trânsito é de R$ 1.900,00, não é tolerável que “um pequeno grupo” receba salários acima dos 12 mil reais. “Nós não iremos tolerar esse tipo de situa-ção”, afirmou. Jadson adiantou que oficializará a denúncia ao prefeito Silveira Júnior (PSD) e exigirá medidas, sob pena de o seu partido, o Solidariedade, entregar a Secretaria de Mobilidade Urbana.

“Mantivemos contato com o presidente estadual do nosso partido, deputado Kelps Lima, aonde nós explicamos os problemas que estavam ocorrendo. Falamos para ele dessa situação, porque ele é um deputado que tem prezado pela coisa certa e pela transparência da máquina pública, e deixamos claro que não conviveremos com isso”, disse.

Jadson foi mais além na sua denúncia, feita no plenário da Câmara, ao afirmar que esse grupo de agentes do trânsito está tentando “emparedar” o secretário Charlejandro, depois que foi determinada medida de contenção de despesas. “Alguns estão fazendo corpo mole, tentando emparedar o secretário e até o prefeito, e isso não é aceitável”, disse o líder.

Outro vereador governista, Narcízio Silva (PV), reforçou a denúncia:

“Essas pessoas estão recebendo esses salários de forma ilegal. São verbas que poderiam ser direcionadas a investimentos em diversos setores da cidade. Os prejuízos são enormes à sociedade que assiste os danos causados pelos atos de corrupção. É de fato lamentável ouvir notícias como estas dadas hoje pelo vereador Soldado Jadson”, discursou Narcízio.


OPOSIÇÃO CONTRA ANTECIPAÇÃO DOS ROYALTIES

"Se há um desequilíbrio nas contas públicas, como justificar o pedido de antecipação de uma das principais receitas do município." O questionamento é feito pelo vereador Francisco Carlos (PV), depois da denúncia de pagamento de supersalários na gestão do prefeito Silveira Júnior.

Segundo o vereador, pedido de empréstimos, por qualquer gestão pública, só deve ser feita com as contas equilibradas, o que não é o caso de Mossoró. Os problemas financeiros que afetam a Prefeitura, com dívidas que podem chegar até 80 mihões de reais, segundo Francisco Carlos, inviabilizam qualquer tipo de empréstimo ou antecipação de receita.

O vereador Tomaz Neto (PDT) também entende assim e vai mais além. Ele disse que a antecipação dos royalties, caso a Câmara autorize, vai comprometer o futuro de Mossoró.

“Santa Luzia deve estar morrendo de chorar lá no céu”, comentou o vereador, fazendo referência à promessa feita pelo prefeito de usar parte da antecipação dos royalties na construção do Monumento de Santa Luzia, na Serra Mossoró.
A bancada de oposição vai convocar toda a sociedade para acompanhar de perto a votação do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem esfaqueia 7 pessoas em hospital e é morto pela polícia no interior de São Paulo

  Homem esfaqueia 7 pessoas em hospital e é morto pela polícia no interior de São Paulo - Foto: Reprodução/EBTV Um homem procurou atendimento médico no Hospital Municipal José Nigro Neto, em Américo Brasiliense (SP) e, depois, esfaqueou a equipe médica e pacientes que estavam no local, na madrugada desta sexta-feira (7). Ao todo, sete pessoas ficaram feridas. Uma mulher de 42 anos chegou a ser feita refém, mas não se feriu. O agressor foi morto pela Polícia Militar. Segundo informado pela PM, o agressor chegou nervoso ao hospital e esfaqueou as pessoas. Horas antes, ele já havia se envolvido em uma confusão numa igreja, segundo policiais. “A princípio, ele é uma pessoa que usa drogas na cidade. Ele causa alguns problemas e veio até o pronto atendimento nervoso. Foram tentar medicar, ele sacou a faca. Provavelmente, [houve] um surto aí da pessoa. Não há nenhuma informação de que seja outra coisa. Não é uma coisa que acontece, é uma coisa que não é comum”, explicou o Major Alan Esteves F

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi