Pular para o conteúdo principal

EXALTAÇÃO AO XAXADO – HOMENAGEM A MARINÊS


A coordenação geral do Parque Cultural “O Rei do Baião”, da comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe-PB, vai homenagear em agosto deste ano de 2016, em razão da realização da tradicional festa de Luiz Gonzaga, grandes figuras nordestinas, que fazem e fizeram história ligadas ao “Rei do Baião”, o patrono do Parque.

Entre elas está a famosa Marinês, “Rainha do Forró e do Xaxado”, batizada com o nome de Inês Caetano de Oliveira, que era cantora brasileira de forró, baião e xaxado.


Apaixonada pelo ritmo de Luiz Gonzaga, foi a principal dama da banda Patrulha do Rei do Baião, fazendo a abertura dos shows de Luiz Gonzaga.

Na verdade, a canção que consagrou a famosa Marinês foi “Peba na pimenta”, cantada em todos os recantos da pátria brasileira, sob os aplausos do público presente.

Por ocasião do IX Festival de Músicas Gonzagueanas, Marinês será um dos grandes nomes do tradicional FESMUZA, exaltando o xaxado.

O Parque “O Rei do Baião” cria a cada ano homenagens especiais a artistas gonzagueanos que viveram no seu tempo, além de renovar as homenagens aos já existentes, como CONPOZAGÃO, Prêmio A Carta, Lembrança do Ídolo, SANFONZAGADA, Missa do Vaqueiro e o mais recente intitulado Louvor ao Ritmo. Tudo isso na construção do histórico FESMUZA.

O sentido especial do evento é manter viva a história de Luiz Gonzaga, levando ao Parque familiares do rei, amigos do seu tempo e um grande número de fãs e admiradores do Nordeste inteiro.

A festa cresce a cada ano, e recebe visitantes de todos os quadrantes do Brasil.

O encerramento da tradicional festa acontecerá no dia 20 de agosto, com a realização do FESMUZA, que é presidido pelo histórico seguidor do rei, o gonzagueano Juiz de Direito da capital paraibana, Onaldo Rocha Queiroga.

FONTE: http://www.caldeiraodochico.com.br/exaltacao-ao-xaxado-homenagem-a-marines/

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br


FONTE: http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2016/02/exaltacao-ao-xaxado-homenagem-marines.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi