Pular para o conteúdo principal

Policiais são condenados a 17 anos de prisão por morte de ex-prefeito de Grossos

Os policiais civis Newton Brasil de Araújo Junior, Railson Sérgio Dantas da Silva, João Maria Xavier Gonçalves, João Feitosa Neto e José Wellington de Souza foram condenados a 17 anos e quatro meses de prisão pelas mortes do ex-prefeito de Grossos, João Dehon, e do motorista dele, Márcio Sander Martins, além de lesão corporal de Magno Antonio Ferreira Monteiro. As condenações são referentes a crimes que ocorreram em 23 de junho de 2005 e foram confirmadas na manhã desta quinta-feira (1º), após mais de 20 horas de julgamento no Tribunal do Júri.
Magnus NascimentoOs cinco policiais foram levados ontem a juri popular, dez anos após o crimeOs cinco policiais foram levados ontem a juri popular, dez anos após o crime
No julgamento, os jurados entenderam que os envolvidos cometeram homicídio foi qualificado e não culposo, conforme sustentava a defesa. Apesar de confirmado o erro na operação policial, que buscava encontrar o assaltando Eduardo Chupeta, na BR-304, em Santa Maria, os jurados entenderam que não houve possibilidade de defesa por parte das vítimas e que o crime foi realizado através de emboscada. Ao todo, 52 disparos foram efetuados pelos policiais. Além disso, também condenaram pela lesão corporal grave que quase tirou a vida de Magno Antônio Ferreira.

Apesar da condenação, os cinco réus poderão recorrer em liberdade até que a decisão transite em julgado, que é quando não há mais possibilidade de recursos.

O caso

Noite do dia 23 de junho de 2005, por volta das 21h, o prefeito de Grossos, João Dehon Neto da Costa [Dehon Caenga], de 37 anos, e o motorista do carro em que viajavam, Márcio Sander, foram assassinados em uma operação desastrosa dos agentes da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos (Deprov) no município de Santa Maria. O tesoureiro Magno Antônio Ferreira e o contador Francisco Canindé Peres da Fonseca também estavam na picape Hilux e foram socorridos. Magno Ferreira chegou a ser alvejado pelos disparos. O ex-prefeito voltava de Natal quando, na BR-304, foi alvo de uma emboscada. 

Perseguido, o motorista buscou guarida em um posto de combustível à margem da pista. Câmeras de vigilância gravaram o desfecho da ação. Os policiais estavam em uma operação para recuperar um carro roubado naquela tarde na capital e prender uma quadrilha. As equipes de policiais usavam duas picapes descaracterizadas, que haviam sido recuperadas como produto de roubo, mas sob custódia da Polícia Civil. Na versão apresentada por eles, e sustentada até ontem, é que atuavam em uma suposta barreira, e que a caminhonete onde vinham as vítimas não teria parado à abordagem. O carro roubado que seria o alvo dos policiais, uma L-200, foi abandonado pelos ladrões a 200 Km do local onde Dehon Caenga foi assassinado, já no município de Paraú. 

O secretário de segurança à época do crime era Glauberto Bezerra, e o delegado-geral de Polícia Civil, Elias Nobre. Seis agentes tiveram prisão preventiva decretada, e desses, cinco foram pronunciados e levados a Juri Popular ontem. O delegado à frente da Deprov, Julio Costa não participou da campana em Santa Maria, mas foi exonerado à época. 

Filho de servidor público federal aposentado, Dehon Caenga foi eleito aos 36 anos, na segunda vez em que disputou o cargo de prefeito em Grossos. Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Dehon demonstrou fascínio pela política ainda adolescente. Em 1998 começou a trabalhar seu nome para prefeito com foco na campanha do ano 2000.

Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  VALMIR ARAÚJO * 14/04/1942 + 29/03/2024 Valmir Araújo nasceu na fazenda Timbaúba Município de Caraúbas/RN, no dia 14 de abril de 1942, Filho de Clarindo Araújo e Ubalda Alves, sendo que ao todo teve mais de 10 irmãos, no ano de 1970 casou-se com Maria da Luz Brasil, que após o matrimônio contraiu sobrenome Araújo, e foi morar no sítio Cajazeiras município de Olho d´Água do Borges/RN, dona Maria da Luz Brasil Araújo na época já era órfã de pai e mãe sendo a segunda filha do casal Abel e Ester Brasil, que deixaram 07 (sete) filhos, ela então com 18 anos ficou responsável pelos 05 (cinco) irmãos mais jovens, Antônio, Francisco, Raimundo, Meires e Nonato, já que o mais velho Cícero servia ao Exército Brasileiro em Natal e ajudava no sustento dos irmãos, após Valmir Araújo casar-se com Maria da Luz ambos assumiram a responsabilidade pelos menores até encaminhá-los para vida adulta. Valmir e Maria construíram uma família com três filhos, Ester, Vilmar e Isaac, destes lhes deram até hoje

Vereador Vilmar Araújo requer benefícios para Olho d´Água do Borges

  O vereador Vilmar Araújo se reuniu hoje com o deputado federal João Maia e reivindicou vários beneficios para a cidade de  Olho d´Água do Borges, solicitou uma emenda para 01 Centro de Velório;  01 Academia para os idosos da Comunidade Cardosos e adjacências; Pavimentação para os sítios Riacho do Cunha e Cardosos

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores

  Origens São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância. O chamado Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Luta contra a heresia Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Fundador da Ordem dos Frades Predi