Notícia com Imparcialidade

Perfumazu "Leve essa essência com você"

segunda-feira, 23 de março de 2015

PB: O Brasil invadiu Princesa !




Juliana Pereira, Manoel Severo, Cristina Amaral Lira e Ana Lucia


Pesquisadores, escritores, professores e universitários, alunos, e amigos de todo o Brasil prestigiaram a noite de abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015. Quase todos os estados do Nordeste estavam presentes; Ceará com uma grande comitiva, inclusive com a presença de 4 secretários municipais de cultura; Aurora, Barro, Brejo Santo e Lavras da Mangabeira; Rio Grande do Norte com destaque para caravanas de Mossoro e Natal, dentre outros municípios potiguares; Pernambuco com amigos de Recife, Petrolina, Triunfo, Floresta, Flores, Calumbi, São José do Egito, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, dentre muitos outros; Alagoas com Maceió, Piranhas e Santana de Ipanema; Sergipe com Aracaju, Poço Redondo, Itabaiana, dentre outros; Bahia com amigos de Salvador, Paulo Afonso, Feira de Santana e outros, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, sem falar no grande anfitrião, a Paraíba, com inúmeras caravanas de amigos de toda o estado.


Rosane Pereira, Thiago Pereira, Manoel Severo e Paulo Moura
Manoel Severo, Miran Basílio e Sousa Neto
Humberto Paz, Raimundo Cândido, Manoel Severo e Aguiar Caçula
Manoel Severo e João Antas Florentino


Princesa Isabel se notabiliza pela história e por seus grandes personagens que influenciaram nos destinos de todo o Brasil. O Cariri Cangaço Princesa teve a grata satisfação de abraçar as muitas e tradicionais família de Princesa Isabel, principalmente os descendentes do grande Cel. José Pereira Lima; Sua filha Rosane Pereira, seu genro Roberto Soares e seu neto, Thiago Pereira, atual secretário municipal e ex-prefeito de sua terra natal por duas vezes. 

Jose Cícero, Manoel Severo e Sousa Neto
Manoel Severo, Ivanildo Silveira e Thiago Pereira
Manoel Severo, Juliana Pereira, Wescley Rodrigues e Elane Marques
Jorge Remígio, Professor Pereira, Ângelo Osmiro, Ivanildo Silveira e Sousa Neto
Juliana Pereira e Emmanuel Arruda

Além da presença maciça de pesquisadores que compõem o Conselho Consultivo do Cariri Cangaço, o evento contou com a presença importante de vários componentes dos grupos de estudo sobre a temática, como a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e GECC - Grupo Cearense de Estudos do Cangaço; como também de vários representantes de Academias Literárias de vários municípios nordestinos, como é o caso da caravana da Academia de Letras de Crateús, no Ceará.



Romero Cardoso, Manoel Severo, Ivanildo Silveira, Netinho Flor, Geraldo e Rosane Ferraz
Louro Teles, Narciso Dias e Manoel Severo
Luana Lira, Alcides e Gerlena Cavalcante, Manoel Severo e Pedro Barbosa
José Tavares e Manoel Severo
Tomaz Cisne, Afranio Gomes, Juliana Pereira, Vagner Ramos, Livio Ferraz e Manoel Severo


Impossível citar todas as honrosas presenças e vale ressaltar a grande e significativa presença das família de Princesa, que tinha ali no Cariri Cangaço a oportunidade de mais uma vez ter sua história revisitada e recontada por qualificados conferencistas e debatedores numa autentica festa da cultura e do conhecimento em pleno sertão paraibano.



Jorge Remígio, Pacelli Mandu, Manoel Severo e João Mandu
Romero Cardoso e Ana Lucia Souza
Emmanuel Arruda, Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Elane Marques
Manoel Severo e Paulo Moura
Casal Roberto Santana e Manoel Severo
Chagas e Assis Nascimento com Manoel Severo

A noite de abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015, superou todas as expectativas, não só pela primorosa organização, não só pela Conferencia extraordinária de abertura, não só pela imensa platéia, mas e principalmente, pela qualidade dessas presenças, que de todo o Brasil enriqueceram o evento, traduzindo e materializando nesta noite, o respeito e a credibilidade do Cariri Cangaço em todo o território nacional.


Patrícia Brasil, Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Celsinho Rodrigues
Manoel Severo, Nalva Passoni e João de Sousa Lima
Manoel Severo e Vereador Irismar Mangueira
Geraldo Ferraz e Ivanildo Silveira
Manoel Severo e Neli Conceição 
Professor Pereira e Manoel Severo
Pacelli Mandu, Manoel Severo e Emmanuel Arruda
Equipe de Brejo Santo com Miran Basílio, Neli Conceição e Manoel Severo
Pedro Barbosa, Manoel Severo e Aldo Anísio
Ivanildo Silveira, João de Sousa Lima, Nilda Passoni, Neli Conceição e José Cícero
Romero Cardoso, Thiago Pereira, Manoel Severo, João de Sousa Lima e Roberto Soares
Ingrid Rebouças e Juliana Pereira


Ao final ficou a certeza da salutar parceria entre os grupos de estudo e as municipalidades na direção da consolidação de nosso história e cultura. Princesa Isabel viveu juntamente com São José de Princesa e Nazaré do Pico, um evento único, onde o trabalho articulado e harmônico entre todos os envolvidos foi a tônica principal; marca indelével do Cariri Cangaço.






Muitos e muitos amigos ainda irão ser registrados na sequencia de postagens de nosso Cariri Cangaço Princesa 2015, mas encerramos esse capítulo por aqui com uma das mais ilustres presenças; representante das novas gerações de pesquisadores do futuro, em suas veias corre o sangue sagrado do nordestino: João Lucas NAZARENO !!! Filho dos queridos Nazarenos Hildebrando Neto e Nancy.
Viva o Nordeste, viva o Sertão !!!

FOTOS: Pedro Bruno, Ingrid Rebouças, Celsinho Rodrigues

Cariri Cangaço Princesa 
19 de Março de 2015
Princesa isabel, Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário