Recordações
da Fazenda da Esperança Santa Rosa: Aplicação do método Paulo Freire de Educação
de Jovens e Adultos
Paulo
Freire se notabilizou internacionalmente devido a eficiência do método de
educação de jovens e adultos que criou a fim de viabilizar o aprendizado das
pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar regularmente a escola. Um
dos feitos mais importantes protagonizado pelo célebre educador pernambucano
está registrado na história da ecuação brasileira com as quarenta horas de
Angicos (RN), quando conseguir ensinar a ler e a escrever em tempo recorde uma
turma de alunos que antes desconheciam as letras. Exilado após o golpe militar
do dia primeiro de abril de 1964, Paulo Freire deixou-nos importantes legados
literários. Seus livros mais conhecidos tem os seguintes títulos:
"Pedagogia do Oprimido", "Educação como prática da
Liberdade" e "Professora sim,
tia não", além de outros importantes escritos que se tornaram clássicos da
literatura pedagógica.
Quando
de minha permanência na Fazenda da Esperança Santa Rosa, localizada em
Garanhuns, agreste meridional pernambucano, estado natal de Paulo Freire e de
Josué de Castro, constatei a importância que a educação deve assumir no
processo de recuperação dos que se encontravam buscando vida nova através da
proposta fomentada poela unidade da Obra Social Nossa Senhora da Glória.
Defenbdo que não basta articular os três alicerces nos quais se embasam a
filosofia da Fazenda da Esperança, pois tentar despertar o gosto pela leitura,
pela educação e pela cultura se constituem em condição indispoensável ao
processo de recuperação, tendo em vista que fora das cercas que divisam a
Fazenda da Esperança deve haver alento a fim de que haja interesse para a
formação de objetivos de vida claros e concisos que possam permitir a evolução
futura dos recuperandos, exigência, creio dessa forma, para que se mantenham
longe das drogas e do álcool, o qual é tão pernicioso quanto os alucinógenos
ilícitos que levaram e infelizmente ainda levam milhares à busca pelo
reestabelecimento.
Fiquei
muito emocionado quando um grupo de recuperando me contactou para que eu me
dispusesse a ensiná-los a ler e a escrever. Não tive dúvidas que o método
adequado seria justamente o desenvolvido por Paulo Freire, pois a partir da
ênfase aos princípios norteadores do processo ensino-aprendizagem criado pelo
notável pedagogo brasileiro poderíamos atingir resultados satisfatórios.
Com
muito esforço, pois na ocasião estava trabalhando na cozinha da Fazenda da
Esperança Santa Rosa, tendo que acordar as quatro horas da manhã em ponto para
preparar o café, retornando à casa onde estava residindo somente após todos
serem servidos, comecei a ministrar aulas aos irmãos recuperandos, as quais
geralmente eram iniadas por volta de oito e meia da noite.
Foram
cinco irmãos recuperandos que despertaram o interesse em aprender a ler e a
escrever. A primeira aula foi explictaiva, pois fiz breve sinopse sobre a vida
e a importância da obra de Paulo Freire, com ênfase à necessidade de pôr em
prática o fabuloso método de educação de jovens e adultos. Fiz menção ao número
extravagante de analfabetos que ainda existe no Brasil, não obstante as
intensas campanhas que visam fomentar a educação. Relatei que no presente as
chances de se alfabetizar e seguir em frente nos estudos é bem maior que no
passado, quando dos tempos dos nossos avós e bisavós.
As
aulas teóricas, já utilizando o método Paulo Freire, destacaram-se pela plena
compreensão por parte dos cinco irmãos recuperandos da proposta referendada por
Paulo Freire, pois é muito simples e eficaz a base pedagógica sobre a qual se
embasa o legado do incansável militante da educação em nosso país, cuja
proposta de erradicar o analfabetismo ganhou o mundo.
Os
irmãos recuperandos logo captaram a essência do método Paulo Freire, pois
expliquei-lhes que vogais e consoantes formam famílias e que a junção de cada
membro das famílias das palavras irá se responsabilizar pela formação da
conexão silábica. Em pouquíssimo temo estavam formando palavras simples como:
batata, boca, cajado, etc. Era o legado de Paulo Freire que mais uma vez se
tornava indispensável para que as pessoas descubram os "mistérios"
contidos na prática formidável da educação.
Enfatizei
aos irmãos recuperandos que a luta de Paulo Freire foi contra a submissão,
contra a educação bancária e que as pessoas devem buscar encontrar sentido para
a vida através do reconhecimento em seus lugares de origem, através do que lhes
soam como peculiares, como identificáveis.
A
idéia de pertencimento encontra-se inserida nesse processo, motivo pelo qual
articulei aulas com exibição de documentários ligados à terra, com os quais
pudesse haver imediata vinculação do fazer parte de detrminada realidade, a
qual, maneira geral, pode-se associar à vivência no semiarido nordestino, pois
a grande maioria dos recuperandos são oriundos dessa região dos Estados de Alagoaas,
de Pernambuco, da Bahia, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Acredito
plenamente na força e no poder transformador que embasam o processo
ensino-aprendizagem, não esquecendo que a matiz cultural também possui
importante parcela contribuitiva à evolução do gênero humano. O método Paulo
Freire é e será sempre revolucionário, pois permite que um leque de
oportunidades seja exponencializado nas vidas das pessoas, sobretudo daquelas
que não tiveram a chance de aprender a ler e a escrever.
(*)
José Romero Araújo Cardoso, geógrafo, professor-adjunto da UERN.
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